Valongo cria percursos equestres num investimento de mais de 30 mil euros

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 10 out (Lusa) - O circuito de Percursos Equestres de Valongo, que inclui três trilhos, parte deles na serra de Pias, vai ser inaugurado no domingo, representando um investimento de mais de 30 mil euros daquela autarquia, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia informou que os Percursos Equestres de Valongo são os "únicos localizados na Área Metropolitana do Porto", representando "um investimento municipal de 30.417,26 euros".

O presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, explicou à Lusa que os percursos equestres "juntam-se ao Centro de BTT e ao Centro de Trail Running de Valongo, objetivo conseguido no espaço de um ano" considerando, por isso, tratar-se de uma "poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana".

"No essencial, estamos a ativar o território, oferecendo alternativas, por exemplo, à hotelaria que pode encontrar a 15 minutos do Porto novas ofertas para os turistas que visitam o Porto", argumentou o autarca.

Os três percursos, distintos e de diferentes graus de dificuldade, somam um total de 17,4 quilómetros, sendo que os desníveis positivos variam entre os 400 e 673 metros.

Segundo a autarquia, o percurso 1 "é ideal para situações de iniciação ao hipismo, promovendo um passeio de curta duração, em caminho amplo e sem inclinações significativas", enquanto o 2 "permite um passeio de curta/média duração, acessível à maioria dos aficionados e desenvolve-se em piso de terra".

O percurso 3 "é recomendado para praticantes com alguma experiência e robustez física" sendo que nos percursos, na passagem pelo Rio Ferreira, encontram-se zonas ideais para os cavalos se refrescarem, refere o comunicado da câmara.

A nota de imprensa refere ainda que o Centro Hípico de Valongo, instalação de apoio aos Percursos Equestres, detém serviço de "veterinário, siderotécnico para ferrar os cavalos, guias em inglês e francês, permissão para acesso a caninos, restaurante, loja equestre, camião e atrelado para cavalos, estacionamento para camiões, boxes e alojamento para cavalos particulares e bebedouro".

JYFO // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.