VAR introduzido na Liga dos Campeões da próxima época e Europeu de 2020

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Nyon, Suíça, 27 set (Lusa) -- A Liga dos Campeões da próxima época e a fase final do Europeu de futebol de 2020 vão utilizar o sistema de videoárbitro (VAR), por decisão do Comité Executivo da UEFA, tomada e anunciada hoje pelo organismo continental.

A estreia do VAR nas competições europeias acontecerá na final da Supertaça de 2019, que vai opor os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa desta temporada, marcada para 14 de agosto, em Istambul.

A introdução do sistema na Liga Europa, a segunda prova europeia de clubes, acontecerá apenas na época seguinte (2020/21), estando prevista também a sua utilização na fase final da Liga das Nações, em 2021.

"Estamos confiantes que a introdução do VAR em agosto de 2019 proporcionar-nos-á tempo suficiente para lançar as bases de um sistema robusto e treinar os árbitros por forma a assegurar o sucesso da sua aplicação", assinalou o presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin.

O videoárbitro, utilizado na fase final do Mundial2018, intervém apenas em quatro situações com forte potencial para afetar o resultado de um jogo: atribuição de golos, marcação de grandes penalidades, expulsões e casos de troca de identidade na amostragem de cartões.

RPC // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.