PJ realiza buscas na Câmara de Pedrógão Grande e na Casa da Cultura

PJ realiza buscas na Câmara de Pedrógão Grande e na Casa da Cultura
| País
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária está esta quara-feira a realizar buscas na Câmara de Pedrógão Grande no âmbito de um processo por suspeitas de irregularidades na atribuição de fundos para a reconstrução de casas destruídas pelo incêndio de 2017, disse fonte da PJ.

As buscas dos inspetores da PJ realizam-se também na Casa da Cultura, onde esteve sediado o gabinete que analisava os processos sobre a reconstrução das casas.

A notícia foi avançada pela TVI24.

A fonte da PJ esclareceu à agência Lusa que são diligências de investigação no "âmbito do processo de atribuição de fundos para a reconstrução de casas".

"Estamos empenhadíssimos em investigar num prazo curto", sintetizou a fonte.

Em causa neste processo estão denúncias feitas por duas reportagens, uma da Visão e outra da TVI, que aludiam a situações ilegais na atribuição de fundos para a reconstrução de habitações.

As duas reportagens referiam que casas que não eram de primeira habitação foram contempladas com obras em detrimento de outras mais urgentes e também que casas que não arderam foram reconstruídas com fundos solidários.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, negou a existência destas situações, mas, ainda assim, enviou para ao Ministério Público 21 processos para análise.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, também negou estas acusações, mas enviou igualmente para análise um conjunto de processos.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.

Em junho, no inquérito relacionado com a responsabilidade do incêndio, eram 10 os arguidos, todos pessoas singulares, de acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra.

+ notícias: País

Tribunal aplica cúmulo de quatro anos de prisão a Mário Machado e nega suspensão da pena

O tribunal decidiu, esta sexta-feira, aplicar ao militante neonazi Mário Machado um cúmulo jurídico de quatro anos de prisão e recusou a possibilidade de suspender a pena.

Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em fevereiro

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais em fevereiro, com exceção dos que têm menos de 350 aves, segundo um aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".