Mondim de Basto com horta comunitária para ajudar no orçamento familiar

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 31 jan (Lusa) -- A Câmara de Mondim de Basto atribui em março os 20 talhões da horta comunitária, uma iniciativa que visa ajudar as famílias que não possuem terrenos a encontrar um complemento ao orçamento familiar.

O presidente do município, Humberto Cerqueira, disse hoje à agência Lusa que as candidaturas poderão ser entregues até ao dia 28 de fevereiro, para que as hortas possam começar a ser cultivadas nesta primavera.

O projeto "Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto" foi aprovado e premiado pelo Programa EDP Solidária 2013.

A horta está a ser instalada numa quinta do município que se localiza na vila.

Nestes espaços, os munícipes que não possuam terreno próprio poderão cultivar e produzir produtos naturais e, assim, encontrar um complemento ao orçamento familiar.

A prioridade na atribuição dos 20 talhões será dada a desempregados, idosos e famílias numerosas do concelho.

No entanto, o autarca frisou que "não se pretende que o projeto seja apenas para pessoas carenciadas" e explicou que "a ideia é que outras pessoas possam usar a horta para, por exemplo, passar o tempo".

Depois, se se verificar que são precisos mais talhões, referiu Humberto Cerqueira, há mais terreno que pode ser aproveitado.

A autarquia explicou que se trata de um projeto com uma componente solidária e pedagógica, que tem como objetivo desenvolver práticas de autossustentabilidade alimentar e fortalecer a ligação da comunidade à agricultura.

No que se refere à componente pedagógica, a câmara pretende disponibilizar uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, para que alunos e professores possam desenvolver atividades relacionadas com a agricultura, o ambiente e a compostagem.

A população estudantil poderá encontrar aqui, segundo o município, "um incentivo para se ligar ao setor da agricultura, consciencializando-se para a importância do cultivo de produções ambientalmente amigáveis e da compostagem".

Este projeto apresenta um custo total de 6.865 euros e conta com um apoio de 75% por parte do Programa EDP Solidária 2013.

PLI // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Quatro detidos por tráfico de droga em três concelhos do distrito de Braga

Quatro pessoas foram detidas na terça-feira por tráfico de droga nos concelhos de Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).