Autarca de Gouveia espera que Governo inclua IC7 nas obras prioritárias

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 31 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Gouveia disse hoje esperar que o Governo inclua o Itinerário Complementar (IC) 7 na lista das infraestruturas de elevado valor acrescentado, por ser uma obra "prioritária" para a região.

O relatório final do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado, que está em discussão pública, não contempla os projetos dos Itinerários Complementares IC6, IC7 e IC37 previstos para a região da Serra da Estrela.

"O IC7 (Venda de Galizes/Seia/Gouveia/Celorico da Beira) é o itinerário complementar prioritário. Pelo menos este deve ser consagrado, porque serve os vários concelhos e é um eixo rodoviário fundamental na nossa região em termos de transporte de pessoas e de trocas de bens", justificou Luís Tadeu em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca de Gouveia, o documento é "um projeto de intenções, um conjunto de considerações de um grupo de trabalho que propôs um conjunto de prioridades. O facto de lá não estarem os itinerários complementares não significa que no documento final não venham a ser contemplados ou, pelo menos, que venha a ser contemplado um deles".

Luís Tadeu considera que aquelas vias rodoviárias "são importantes e fundamentais" para o desenvolvimento da região da Serra da Estrela, mas atendendo ao período atual que o país atravessa é necessário "considerar as dificuldades" e "priorizar" os projetos.

Na sua opinião, é necessário definir qual dos três itinerários complementares é uma prioridade, "atendendo ao número de concelhos que serve", para que possa ser reclamado junto do Governo.

"Enquanto autarca, não tenho a menor dúvida em dizer que, para Gouveia, dos três itinerários complementares, o mais importante é o IC7, que corresponde à antiga Estrada da Beira", disse.

"Atendendo ao volume de tráfego que tem e às condições de segurança, e por ser a entrada turística dos concelhos de Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, é uma estrada prioritária. É [uma obra] há muito desejada pelas populações e é normal que a sua intervenção seja considerada prioritária", justifica o presidente eleito pela coligação PSD/CDS-PP.

O autarca de Gouveia promete fazer tudo para que o estudo dos projetos prioritários, na sua versão final, possa contemplar um dos itinerários complementares da Serra da Estrela, sendo que, em sua opinião, "o principal e mais urgente é o IC7".

No entanto, dada a existência da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, espera que a posição que defende seja "assumida solidariamente" por todos os concelhos que a integram.

"Essa Comunidade Intermunicipal deve pegar nesta bandeira e assumi-la. É uma questão da nova Comunidade e é por aí que todos devemos ir", rematou.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.