Autarca de Viseu apela a "união de esforços" para concretização da ferrovia

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, apelou hoje à união de todos para a concretização da ferrovia, solicitando que as diferenças partidárias sejam esquecidas em favor de uma infraestrutura "fundamental para o desenvolvimento económico".

"Esqueçamos as diferenças partidárias e unamos esforços numa coisa fundamental que é a ferrovia para Viseu. A ferrovia e a ligação [rodoviária] a sul são as duas infraestruturas mais importantes que poderemos ambicionar para os próximos anos", sustentou.

Durante a reunião pública do executivo da Câmara de Viseu, que decorreu durante a manhã de hoje, em Bodiosa, o autarca do PSD criticou o grupo de trabalho que o Governo criou para estudar a matéria, acreditando que estão mais focados nas infraestruturas a sul.

"Por um lado não deixam de apontar como prioridade o eixo de ligação Aveiro - Vilar Formoso, mas depois quando vamos à classificação, aparece mal classificado", referiu.

Na sua intervenção, o autarca reafirmou que pretendem ver concretizado um projeto que inclua o eixo de ligação Aveiro - Vilar Formoso e a construção de um troço novo entre Viseu e Aveiro, com ligação direta.

Na sua opinião, a conjugação destas duas opções permitiria uma economia de meios. Por isso, apela a que se unam pela sua concretização, "sem politiquices e "olhando para a frente, a bem do território".

Almeida Henriques informou ainda que na próxima semana irá reunir a Plataforma da A25 (Viseu, Guarda, Aveiro), de forma a tomarem posição em conjunto sobre esta matéria.

"Irei também reunir com o presidente da Câmara do Porto, na próxima quinta-feira, e está também em curso a preparação de uma reunião com empresários, autarcas do centro e norte de Portugal", acrescentou.

Para o antigo secretário de Estado da Economia, a ferrovia é "seguramente o ponto mais importante para o futuro coletivo: condicionará o futuro da região, no sentido positivo, nos próximos 50 anos".

Na reunião do executivo de Viseu, os partidos da oposição - PS e CDS/PP - responderam ao apelo do autarca do PSD, sublinhando que caminham no mesmo sentido no que diz respeito a esta matéria.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.