Venda de vacinas não autorizadas em Portugal, em três farmácias, é caso isolado - Infarmed

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) - A autoridade nacional do medicamento concluiu hoje que a venda de vacinas, em três farmácias, sem autorização de comercialização em Portugal, foi um caso isolado, tendo instaurado processos de contraordenação contra o infrator.

Numa nota de imprensa, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta que as três farmácias, pertencentes ao mesmo dono, mas não identificadas, venderam ao público vacinas contra a gripe, "adquiridas em Espanha, onde possuem as devidas autorizações".

O Infarmed esclarece que "as irregularidades detetadas" numa inspeção de rotina às três farmácias são "casos isolados no território nacional", dado que, de acordo com um relatório que hoje divulgou, "não se verificaram irregularidades" em 115 farmácias inspecionadas aleatoriamente, entre segunda e terça-feira, nos distritos de Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Leiria, Santarém e Faro.

A inspeção alargada a várias farmácias do continente visou, após a descoberta de importação ilegal de vacinas contra a gripe, verificar o cumprimento das "disposições legais aplicáveis à distribuição, ao armazenamento e à dispensa" de vacinas contra a gripe, a varicela, a meningococo e as hepatites A e B.

A nota de imprensa refere, citando o relatório das inspeções, que, apesar das três farmácias terem vendido vacinas contra a gripe sem autorização de comercialização em Portugal, as mesmas "foram transportadas" para Portugal "em condições adequadas de conservação", tendo o Infarmed confirmado, num dos lotes apreendidos, "a inexistência de qualquer indício de falsificação".

O Infarmed acrescenta que "procedeu à instauração de processos de contraordenação contra o infrator".

ER //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.