Inês Henriques lidera 'ranking' mundial feminino de atletismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Monte Carlo, 21 ago (Lusa) - A portuguesa Inês Henriques lidera o 'ranking' mundial feminino da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), fruto das conquistas rubricadas na presente temporada, revelam as tabelas hoje publicadas.

A atleta portuguesa lidera com um total de 1.459 pontos na classificação geral (todas as disciplinas), mais sete pontos do que a queniana Beatrice Chepkoech, que recentemente bateu o recorde mundial dos 3000 metros obstáculos.

O 'ranking' mundial, lançado no ano passado pela IAAF, pretende qualificar os atletas em termos gerais (soma de todas as disciplinas) e por disciplina, e terá importância primordial no acesso às maiores competições, como os Jogos Olímpicos e os Campeonatos do Mundo.

As classificações em campeonatos continentais, presenças na Liga Diamante, campeonatos nacionais e 'meetings' mais cotados têm bases de pontuação que majoram as pontuações dos atletas (como é o caso de Inês Henriques, campeã europeia e campeã de Portugal em todas as provas de marcha), ou de provas de estrada importantes, com Portugal a estar na lista com as maratonas de Lisboa, Porto e Funchal, e as meias-maratonas de Lisboa.

Assim, para os mundiais de Doha, no Qatar, em 2019, os principais meios de qualificação serão os primeiros lugares nos 'rankings' mundiais, os mínimos de qualificação (que serão divulgados no dia 01 de novembro) e os "wild cards" (convites), no caso dos campeões mundiais em título e dos vencedores da Liga Diamante e dos 'challenges' de lançamento do martelo, de provas combinadas e de marcha atlética.

Nas posições nos 'rankings' por disciplina, no 'top 10' respetivo, Portugal apenas tem posições nas provas de marcha, sendo Inês Henriques a líder nos 50 km marcha e Ana Cabecinha sétima nos 20 km marcha.

No que se refere aos atletas masculinos, Portugal não tem ninguém no 'top 10' geral, mas tem dois atletas na classificação específica no triplo-salto, com Pedro Pichardo a ser o segundo do mundo e Nelson Évora o quarto (o 'ranking' mundial valoriza mais as finais da Liga Diamante e os 'meetings' da Liga Diamante do que propriamente os campeonatos continentais).

AMYF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.