Euro sobe face ao dólar após críticas de Trump à Reserva Federal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 ago (Lusa) - O euro subiu hoje face ao dólar, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter multiplicado nos últimos dias as críticas ao líder do banco central norte-americano.

Às 17:55 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1563 dólares, quando na segunda-feira à mesma hora negociava a 1,1460 dólares.

Na segunda-feira, Trump reiterou numa entrevista à agência Reuters as críticas à liderança de Jerome Powell na Reserva Federal (Fed), depois de o ter escolhido para o cargo que assumiu em fevereiro passado.

O presidente dos Estados Unidos tem mostrado desagrado com a subida gradual das taxas de juro por parte do banco central norte-americano.

Ao aumentar as taxas, o banco central reforça o valor do dólar, tornando os produtos norte-americanos mais caros para a exportação, o que complica a intenção de Trump de reduzir o défice comercial.

Com a subida das taxas, os créditos ao consumo e imobiliários tornam-se também mais caros, o que tem custos para os consumidores norte-americanos, numa altura em que se aproximam as eleições legislativas intercalares de novembro.

Divisas..........hoje.................segunda-feira

Euro/dólar......1,1563.....................1,1460

Euro/libra......0,89792.................. 0,89617

Euro/iene.......127,66.................... 126,41

Dólar/iene......110,41.....................110,30

EO //

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.