CP pode fazer "parcerias estratégicas com a Renfe" em mercado liberalizado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 ago (Lusa) -- O presidente da CP, Carlos Nogueira, admitiu hoje "parcerias estratégicas com a Renfe [operadora ferroviária espanhola]", no âmbito da liberalização do mercado ferroviário, em 2019, que obrigará a "ser-se mais competente".

Em declarações aos jornalistas, após uma visita à oficina da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, em Lisboa, o responsável notou que a liberalização do mercado "é já amanhã", a 01 de janeiro de 2019, e só "quem tem bons argumentos, quem é competente, quem tem boa performance e condições de gestão singrará no mercado".

O Governo "não pode fazer grande coisa, não pode proteger o setor, a DGcom não deixa [direção de concorrência da União Europeia]", pelo que a CP "tem que fazer o seu melhor", disse o presidente da CP, enumerando "parcerias estratégicas com a Renfe, ter melhor material circulante, ter pessoal motivado e focado e alinhado". "Temos que ser mais competentes", sublinhou

O gestor garantiu ainda que a "CP habilitou na altura própria o Governo, o acionista, com o quadro, com o 'framework' para que decida como vai tratar o incumbente CP" quando o mercado ficar aberto, ao abrigo das regras europeias.

PL // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.