Abel Ferreira e Ricardo Horta acreditam na passagem do Sporting de Braga

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Abel Ferreira e Ricardo Horta acreditam que o Sporting de Braga tem qualidade para passar aos 'play-offs' da Liga Europa de futebol, mas o técnico quer que a superioridade seja demonstrada dentro de campo.

Os minhotos empataram 1-1 na primeira mão da terceira pré-eliminatória, na Ucrânia, frente ao Zorya, com um golo de Ricardo Horta, e procuram garantir na quinta-feira, em casa, o acesso à fase seguinte.

"Temos de fazer um grande jogo, temos um conhecimento ainda maior do nosso adversário, mas, acima de tudo, estou convicto das nossas capacidades. Jogamos em casa e o nosso objetivo é sempre jogar para vencer do primeiro até ao último segundo", afirmou o treinador dos minhotos, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Questionado sobre se o Sporting de Braga é superior ao Zorya, Abel Ferreira disse que gosta que os seus jogadores "falem dentro de campo", mas admitiu ser "inegável" que os minhotos estão em vantagem face ao empate a um golo trazido da Ucrânia.

"Temos de saber conviver com os momentos de adversidade como no último jogo [Nacional], assim como, se marcarmos cedo, temos de manter o foco nas nossas tarefas e saber gerir as emoções e o lado mental, se assim for, e jogando bem, estamos mais perto de vencer", referiu o técnico.

Abel Ferreira quer um Braga "fiel" aos seus princípios de jogo, com uma entrada "forte e intensa, a ter bola, iniciativa de jogo, e a fazer golos", mas avisou para a importância de "um posicionamento defensivo muito forte" para fazer face "ao jogo mais vertical do adversário.

O técnico anunciou a titularidade de Dyego Sousa, depois de ter marcado dois golos e feito uma assistência na vitória por 4-2 frente ao Nacional, no domingo, na primeira jornada da I Liga.

O extremo Ricardo Horta, melhor marcador da equipa neste início de época (três golos, dois frente ao Nacional e um ao Zorya), disse que a equipa está avisada para "o jogo muito direto, de muitas segundas bolas e transições" do adversário, mas mostrou confiança e considerou que o Sporting de Braga tem "qualidade" suficiente para vencer os ucranianos.

"O Zorya é uma equipa muito competitiva e forte nos duelos, mas nós também temos os nossos pontos fortes e, certamente, vamos passar esta eliminatória", disse.

Sobre o bom arranque da equipa, notou que "ainda vai melhorar em muita coisa" e considerou que "o segredo é a união do grupo, que não desiste em momento algum estando a perder ou a ganhar: somos uma verdadeira família".

"Se sou uma referência? Trabalho sempre para ajudar a equipa, estou a ser recompensado pelos golos que tenho feito, mas trabalho para ajudar e é isso que vou continuar a fazer", sublinhou.

Questionado sobre a possibilidade de o Sporting de Braga ser campeão nacional, Ricardo Horta disse que "todos os jogadores e o 'staff' do clube têm esse sonho, já assumido pelo presidente".

"Sabemos que é difícil, mas estamos a trabalhar nesse sentido e a cada dia estamos mais perto desse sonho que o presidente tem", frisou.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Zorya está marcado para quinta-feira, a partir das 20:30, no Estádio Municipal de Braga e vai ser arbitrado pelo macedónio Aleksandar Stavrev.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter entrado de outra forma"

O FC Porto regressou ao trilho das vitórias na Liga ao vencer o Desportivo de Chaves, por 3-0, na 32.ª jornada da prova. No rescaldo do encontro decidido por Francisco Conceição, Evanilson e Mehdi Taremi, Sérgio Conceição sublinhou a necessidade de mostrar “grande ambição, empenho e determinação” para complementar a “estratégia e organização” de um grupo de “profissionais” com “mais qualidade individual do que o adversário”. “Temos que aproveitar mais isso, independentemente de já não termos possibilidades no campeonato. Há sempre o representar um clube como o FC Porto e a paixão pelo futebol”, explicou o técnico portista.