Fundação para a Ciência e Tecnologia atribui 950 bolsas de doutoramento

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 ago (Lusa) - A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) confirmou a atribuição de 950 bolsas de doutoramento no concurso lançado em fevereiro e cujos resultados foram publicados hoje.

O período de candidaturas do concurso individual de 2018, ao qual puderam concorrer candidatos por sua iniciativa, decorreu entre 28 de fevereiro e 28 de março.

Ao todo foram avaliadas 2.540 candidaturas, das quais foram recomendadas para bolsa de doutoramento 950, em todas as áreas científicas, refere uma nota de imprensa da FCT.

Os candidatos têm até dez dias úteis para contestarem os resultados em sede de audiência prévia.

Os projetos de investigação, com os quais os candidatos concorreram à bolsa, têm de iniciar-se entre 01 de setembro deste ano e 31 de agosto de 2019, de acordo com o aviso de abertura do concurso.

As bolsas de doutoramento da FCT, atribuídas em regime de exclusividade, destinam-se a investigadores que realizem trabalhos científicos para obter o grau académico de doutor.

Em regra, a duração máxima deste tipo de subsídio à formação científica é de quatro anos.

A maioria das bolsas a conceder este ano reporta-se a trabalhos a serem feitos integralmente em Portugal e por cientistas portugueses.

Na nota à imprensa, a FCT adianta que o próximo concurso anual, de 2019, para atribuição de bolsas de doutoramento será anunciado no fim de 2018, com o período de candidaturas a decorrer durante o primeiro trimestre.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia é a principal entidade na dependência do Governo que subsidia a investigação científica em Portugal.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.