Europeus/Glasgow: Ana Catarina Monteiro e Victoria Kaminskaya com novos recordes

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Glasgow, Escócia, 06 ago (Lusa) -- A nadadora Ana Catarina Monteiro bateu hoje o recorde nacional dos 200 metros mariposa, enquanto Victoria Kaminskaya estabeleceu duas vezes no mesmo dia o melhor registo luso nos 200 bruços, nos Europeus de Glasgow, Escócia.

Com o tempo de 2.08,03, Ana Catarina Monteiro conseguiu o quinto lugar na final, melhorando em 73 centésimos a marca que já era sua desde junho, obtida no Circuito Mare Nostrum, em França.

"Senti que podia chegar às medalhas, mantendo o sonho até aos últimos 50 metros. Senti-me muito bem fisicamente. Já tinha cumprido o sonho de estar na final, pelo que não coloquei qualquer pressão de objetivos. Por isso arrisquei tudo na parte inicial e quando cheguei aos últimos 50 metros ainda a lutar pelas medalhas não foi a parte física que fez a diferença, mas a ânsia, de chegar ao pódio", assumiu.

Aos 150 metros, Ana estava em segundo lugar, mas cedeu na última piscina para a húngara Boglarka Kapas (2.07,13), a russa Svetlana Chimrova (2.07,33), a britânica Alys Thomas (2.07,42) e a alemã Franziska Hentke (2.07,75).

"Agora é continuar a sonhar e a trabalhar. Há uma grande margem de progressão e muitos aspetos a melhoras é nesse foco que vou continuar, mas sempre com os pés bem assentes na terra", completou a atleta do Clube Fluvial Vilacondense.

Horas depois de conseguir um recorde nos 200 bruços, Victoria Kaminskaya melhorou-o, fixando-o agora em 2.27,19, cortando 15 centésimos ao anterior registo, o que valeu à atleta do Benfica o 11.º posto, a 35 centésimos da final.

Alexis Santos terminou em sétimo lugar a final dos 200 estilos, com o tempo de 1.59,99 minutos.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.