"La Chute" de Boris Labbé vence festival Curtas de Vila do Conde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 22 jul (Lusa) -- O filme "La Chute", do francês Boris Labbé, venceu o grande prémio do festival Curtas de Vila do Conde, anunciou hoje a organização, tendo a distinção de melhor curta-metragem europeia ido para "Aquaparque", de Ana Moreira.

Segundo o palmarés da 26.ª edição do festival que termina hoje em Vila do Conde, na competição internacional, o prémio Manoel de Oliveira para melhor documentário foi para "Madness", de João Viana, a melhor animação foi "Raymonde ou l'évasion vertical", de Sarah Van den Boom, e a melhor ficção a concurso foi "Fry day", de Laura Moss. O prémio do público nesta competição foi atribuído a "Ce magnifique gâteau!", de Emma de Swaef e Marc James Roels.

Na competição nacional, o galardão para melhor filme foi dado a "Onde o verão vai (Episódios da juventude)", de David Pinheiro Vicente, enquanto o prémio do público foi para "Entre Sombras", de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, e Ana Moreira, para além de ter sido nomeada pelo Curtas para os prémios do Cinema Europeu com "Aquaparque", recebeu o prémio Kino Sound Studio, que se traduz em 4.000 euros de serviços em pós-produção.

O melhor vídeo musical foi para João Pombeiro, com "Back to Nature", de Nightmare On Wax, enquanto na competição experimental venceu "Another movie", de Morgan Fisher.

"O rato da floresta", de Jeroen Jaspaert, ganhou o prémio Curtinhas, eleito por um grupo de 15 crianças com idades entre os oito e os 12 anos.

Entre outros galardões, o festival anunciou ainda que o prémio Agência da Curta-Metragem foi para "Amor, avenidas novas", de Duarte Coimbra, pelo que será agenciado por aquela entidade "num circuito internacional de festivais de cinema".

O 26.º Curtas de Vila do Conde termina hoje com a exibição dos filmes premiados.

TDI // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.

Vão ser criados 51 novos empregos em Estarreja para construir habitação “mais acessível” e “mais rápida”

Os grupos Casais e Secil vão investir 15 milhões de euros em uma nova fábrica em Estarreja, que vai dedicar-se à construção industrializada.