FPF pede à PGR que averigue divulgação dos contratos de jogadores do Benfica

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) - O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, solicitou hoje à Procuradoria Geral da República (PGR) que averigue a divulgação dos contratos de dois jogadores do Benfica, após queixa do clube, disse fonte federativa.

Além da solicitação de Fernando Gomes, também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) pretende ver esclarecido o caso, tendo anunciado, em comunicado, que vai "avançar com uma queixa-crime com vista às perícias e auditorias de entidades com competência amplamente reconhecida para o efeito".

O Benfica anunciou que iria apresentar uma queixa contra LPFP e FPF pela fuga de informação dos contratos dos jogadores Ferreyra e Castillo, que foram divulgados na terça-feira num blogue que tem revelado documentos e emails do clube.

Inicialmente, os 'encarnados' tinham também incluído a FIFA e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas revelaram que, depois de analisados os documentos, os mesmos não estariam na origem das fugas.

Entretanto, a Liga esclareceu, no mesmo comunicado, ser um organismo que trabalha "com Certificação de Qualidade pela norma ISO 9001/2015, sendo a primeira liga profissional de futebol a obter tal chancela", e explicou que "a plataforma Transfer está em vigência há várias temporadas desportivas, sendo que nos últimos dois anos todo o registo e inscrição de jogadores fez-se exclusivamente por esta via".

Embora justifique que aquela plataforma "tem agregado um sistema de segurança elevadíssimo, que é auditado por entidade externa e independente", a Liga, "na sequência dos alertas ontem [terça-feira] tornados públicos, entendeu reforçar os níveis de segurança dos seus sistemas e plataformas, já de si com padrões securitários elevados".

Segundo a Liga, os primeiros resultados "concluíram que os ficheiros exibidos na internet não são os mesmos rececionados" pelos serviços da Liga e que foram posteriormente enviados para a FPF e que "as fragilidades identificadas pelo relatório da FPF tornado público são recíprocas, uma vez que foram combinadas e estabelecidas entre as duas entidades".

A Liga conclui que, "apesar das auditorias em curso no organismo que tutela o futebol profissional, não será possível determinar a fonte de outros documentos e ficheiros entre os que foram tornados públicos ontem (terça-feira) e hoje, na medida em que são documentos não processados nem rececionados pelos serviços, dizendo apenas respeito a procedimentos obrigatórios junto dos serviços da FPF e da FIFA".

VR // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Do sonho da subida à final da taça ao virar da esquina. A epopeia do Aliança de Gandra

Domínio absoluto na série dois da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) e a final da Taça ao virar da esquina. O Aliança de Gandra vive uma temporada de sonho que espera ver coroada com a ascensão ao Campeonato de Portugal.

FC Porto (Sub-15): Três pontos para os Juniores C no Minho

FC Porto bateu o SC Braga (1-0) na 13.ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C.