Autarca de Braga garante que Polícia Municipal "não está em risco"

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 27 jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Braga garantiu hoje que a Polícia Municipal do concelho "não está em risco" e anunciou que "no imediato" será o vice-presidente, Firmino Marques, a liderar a corporação, depois do pedido de demissão do comandante.

João Vareta, no cargo desde 2010, demitiu-se na semana passada alegando não poder "pactuar" com os "atos de terrorismo institucional" que têm ocorrido na Polícia Municipal, chegando mesmo a afirmar que está "em risco a segurança de agentes e da população".

O anúncio da substituição de Vareta foi feito hoje por Ricardo Rio, à margem da habitual conferência de imprensa após a reunião do executivo camarário.

"No imediato, quem vai assumir a liderança é o vereador Firmino Marques", revelou, garantindo que "a Polícia Municipal não está em risco".

Alias, disse, a atual maioria na Câmara Municipal de Braga quer mesmo "dar-lhe maior operacionalidade".

Segundo explicou Rio, "do ponto de vista prático não existe a figura do comandante da Polícia Municipal". E lembrou que "os comandantes que têm assumido essas funções têm-no feito sem remuneração, é quase uma lógica de serviço público".

João Paulo Vareta apresentou a demissão, denunciando casos "extremamente graves" de indisciplina na corporação, como o manuseamento "maldoso" de armas.

"Nos últimos tempos deram-se factos extremamente graves na corporação. Autênticos atos de terrorismo institucional que no limite puseram em causa a segurança de agentes e cidadãos", revelou.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.