Alterações à Lei das Finanças Locais aprovadas no parlamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) - O parlamento aprovou hoje em votação final global as alterações à Lei das Finanças Locais, que aumentam a participação das autarquias nas receitas públicas e preveem os recursos financeiros para que possam exercer mais competências.

O diploma foi aprovado com os votos favoráveis do PS e do PSD e com os votos contra de CDS-PP, PCP, PEV, BE e PAN.

O deputado socialista Paulo Trigo Pereira e os deputados sociais-democratas Sara Madruga da Costa, Paulo Neves e Rubina Berardo também votaram contra, enquanto a eleita Helena Roseta (PS) se absteve.

Entre as alterações a esta lei destaca-se a criação do novo Fundo de Financiamento da Descentralização, que prevê os recursos financeiros a atribuir às autarquias locais e entidades intermunicipais para o exercício das novas competências.

A nova Lei das Finanças Locais prevê que os municípios passam a ter uma participação de 7,5% na receita do IVA cobrado nos setores do alojamento, restauração, comunicações, eletricidade, água e gás.

FYM/RCS // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Principais debates televisivos para as europeias arrancam esta segunda-feira

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 03 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".