Câmara da Guarda aprova projeto de Parque TIR na Plataforma Logística

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 27 jan (Lusa) - A Câmara da Guarda aprovou hoje o projeto e a abertura do procedimento de concurso público para criação de um Parque TIR na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), que permitirá retirar os camiões da cidade.

Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, o projeto custa "mais de 100 mil euros" e será candidatado a fundos comunitários através do Programa Operacional da Região Centro (POCentro).

Álvaro Amaro explicou aos jornalistas, no final da reunião de hoje do executivo municipal, que o equipamento visa dar "vida e atividade económica" à PLIE, retirar os camiões das ruas da Guarda para "embelezar a cidade" e "criar condições de segurança para os camionistas" e de algum conforto para quem assegurar a segurança do recinto.

"A Guarda precisa de respeitar os profissionais que andam na estrada, que contribuem muito para a economia. E precisamos também de pensar na beleza da nossa cidade para atrair mais gente", declarou.

Referiu que a cidade "não fica tão bonita quando aos fins de semana tem 100 camiões TIR espalhados" pelas ruas, situação que será corrigida com a execução da nova área de estacionamento para veículos pesados no recinto da PLIE.

O projeto contempla a criação de uma zona de estacionamento com capacidade para 130 veículos pesados, reforço da vedação, construção de instalações para apoio aos motoristas e aos seguranças, instalação de um sistema de videovigilância e o reforço da iluminação.

A PLIE, edificada perto da localidade de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.

A plataforma representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um "projeto âncora" para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes.

A PLIE foi iniciada em 2002, por iniciativa da autarquia, que aponta a posição geoestratégica da Guarda como uma mais-valia para o complexo empresarial.

Na reunião de hoje do executivo municipal, a autarquia da Guarda também aprovou o projeto e a abertura do procedimento de concurso público para construção de uma rotunda de acesso ao Bairro da Luz.

Segundo Álvaro Amaro, a obra também será candidatada a fundos comunitários.

Os dois vereadores do PS, José Igreja e Joaquim Carreira, votaram a favor dos dois projetos por reconhecerem que "são duas obras importantes para a cidade e para a região".

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.