CPLP/Cimeira: Timor-Leste apela aos países lusófonos que apoiem IILP

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) -- O chefe da diplomacia timorense, Dionísio Babo, pediu hoje, em Cabo Verde, aos países lusófonos para que apoiem o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) como órgão responsável pela afirmação do português como língua global.

"É a língua portuguesa que em primeiro lugar define a cidadania na comunidade e merece estar no mesmo patamar que as restantes línguas internacionais", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, na abertura da XII conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre entre hoje e quarta-feira em Santa Maria, ilha do Sal.

"Saibamos dar-lhe o crédito e o valor que tem e sem dúvida merece", sustentou Dionísio Babo, que começou a sua intervenção afirmando que o Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, não pôde estar presente na cimeira "devido à situação de mudança de Governo".

Timor-Leste, acrescentou, "não poderia deixar de mencionar a importância vital que o IILP tem tido na consolidação da visibilidade da língua nos fóruns internacionais e da construção da própria língua".

O governante timorense recordou que são "muitos milhões" os falantes da língua portuguesa "e nada justifica o seu abandono".

"Esses milhões são uma característica, entre muitas outras, que confere à língua portuguesa uma dimensão global", salientou.

"Estou certo da consciência comum de que o IILP é a instituição que, devidamente capacitada a nível humano e financeiro, poderá e deverá ser o principal instrumento no que à língua diz respeito na sua difusão, expansão e internacionalização", disse ainda.

O IILP vive um subfinanciamento crónico e há dúvidas, nesta altura, sobre a sucessão da atual diretora-executiva, a moçambicana Marisa Mendonça, já que a Guiné-Bissau, país a quem compete indicar um nome, remeteu essa decisão para setembro.

A nomeação do próximo responsável do IILP deveria ser aprovada na cimeira do Sal.

Durante a XII conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, com o lema "Cultura, Pessoas e Oceanos", Cabo Verde vai assumir o exercício da presidência desta organização, durante o período de dois anos.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os Estados-membros da CPLP.

JH // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.