Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza com programa de intercâmbio comum

Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza com programa de intercâmbio comum
| Norte
Porto Canal

As universidades e os institutos politécnicos do Norte de Portugal e da Galiza vão lançar um programa de intercâmbio de estudantes e investigadores, o IACOBUS, no ano letivo 2014/15, estando apenas por definir a duração dos períodos de permuta.

O IACOBUS foi hoje apresentado ao X Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal, em Baiona, Espanha, como um programa de intercâmbio com objetivos e características semelhantes ao ERASMUS (programa de permuta de estudantes em países europeus), mas vocacionado para o norte da Península Ibérica.

"A cooperação transfronteiriça é muito importante. A cooperação entre os povos é a forma de vivermos em paz e em desenvolvimento", defendeu o reitor da Universidade do Porto (UP), José Marques dos Santos ao apresentar o IACOBUS.

Este programa de mobilidade, que será lançado para o ano letivo 2014/15, destina-se a estudantes, docentes e investigadores.

Inicialmente, a ideia passava por apoiar o intercâmbio de pessoas das universidades e politécnicos portugueses e espanhóis da Península Ibérica por períodos de três meses, mas Marques dos Santos lançou hoje o desafio de estender o programa a um semestre.

"O contacto com outras culturas é fundamental como complemento da formação dos estudantes. Ajuda-os a crescer como pessoas e como profissionais futuros. E, por sua vez, os investigadores podem candidatar-se a programas comuns de investigação, submetendo-os por exemplo a programas de financiamento europeu ou de outra índole", referiu Marques dos Santos, ao defender o prolongamento dos períodos de permuta.

O IACOBUS será financiado pelo Programa de Cooperação Norte de Portugal/Galiza da Comunidade de Trabalho desta eurorregião.

"Penso que vai haver muita procura. No ERASMUS temos muita procura. Enviamos para fora, todos os anos, mais de mil estudantes. Vai ser mais procura do que oferta. É bom sinal", acrescentou o reitor da UP.

Os currículos letivos das várias instituições de ensino envolvidas serão analisados e, em caso de permuta de estudantes, os créditos de cada disciplina terão, garantiram os responsáveis, compatibilidade entre a origem e o destino.

As universidades de Santiago, Corunha e Vigo (Espanha) e as do Porto, do Minho e de Trás-Os-Montes e Alto Douro, bem como a Universidade Católica do Porto e os institutos politécnicos do Porto, Viana do Castelo, Bragança e do Cávado e do Ave já aceitaram integrar o IACOBUS.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.