Ligações ferroviárias de mercadorias à fronteira discutidas em Março em Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 jan (Lusa) - A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) reúne-se a 14 de março, em Viana do Castelo, com o responsável da Comissão Europeia para a rede de transportes, a fim de discutir as novas ligações ferroviárias de mercadorias à fronteira.

A reunião contará com a presença do italiano Carlo de Grandis, coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia, surgindo face à "preocupação" com os "atrasos" na definição da ligação ferroviária de mercadorias entre Aveiro, Vilar Formoso, Salamanca e França, explica fonte da RIET.

Esta linha "permitirá" fazer a ligação do serviço de mercadorias entre o porto de Aveiro e o País Basco (norte de Espanha) e está prevista na Rede Transeuropeia de Transportes. Contudo, afirma a RIET, Portugal tem "dado prioridade a outras linhas".

Acrescenta aquela entidade - liderada desde 2013 pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo -, que a indefinição na concretização desta ligação "afeta totalmente" a "futura competitividade" deste eixo a norte, face aos portos mediterrâneos do corredor formado entre Algeciras, Catalunha (sul) e França, que "é prioridade do Governo espanhol".

De acordo com a RIET, os portos das regiões espanholas do País Basco, da Galiza e da Cantábria, juntamente com os portugueses (norte e centro) de Viana do Castelo, de Leixões, de Aveiro e da Figueira da Foz, "descarregaram juntos um total de mais de 15 milhões de toneladas de mercadorias" por ano.

Em outubro passado os governos de Portugal e Espanha assinaram com a Comissão Europeia um acordo prevendo a concretização da linha ferroviária de mercadorias por Aveiro. Contudo, "nos últimos tempos", o Governo português "só tem vindo a fazer referência à linha Sines-Extremadura", enfatiza aquela entidade transfronteiriça.

"O que fez acender todas as luzes de alarme no centro e norte de Portugal foi o facto de na recente visita do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro de Portugal, Passos Coelho, ao Panamá, só ter sido feita referência à linha de Sines, esquecendo a de Aveiro", recorda a RIET.

Nesta reunião com o coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia, a RIET pretende "monitorizar o cumprimento dos acordos de ambos governos", recordando que o Plano Europeu de Transportes prevê, no total, investimentos de oito mil milhões de euros entre 2014 e 2020.

"Ficar-se fora da primeira fase significaria não fazer parte da cabeça do pelotão na estratégia de competitividade dos portos europeus", remata aquela entidade.

A RIET foi criada há cerca de três anos, por entidades de cooperação ao nível autárquico, visando, sobretudo, "dar um contributo para a agenda da Cimeira Ibérica e para questões ligadas aos fundos comunitários" destinados à fronteira.

Integra atualmente 25 sócios, com mais de uma dezena de associações empresariais dos dois lados da fronteira, várias autarquias e outras instituições públicas.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.

Colisão entre dois carros faz cinco feridos em Famalicão

Cinco pessoas sofrerem ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão rodoviária que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, na freguesia de Louro, em Vila Nova de Famalicão, informaram os Bombeiros Voluntários Famalicenses numa publicação na rede social Facebook.