Três anos de prisão com pena suspensa para ex-autarca de Braga Mesquita Machado

Três anos de prisão com pena suspensa para ex-autarca de Braga Mesquita Machado
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal Judicial de Braga condenou hoje o antigo presidente da Câmara daquele município Mesquita Machado a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes.

No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Empresa de Santa Maria da Feira vai despedir 35 pessoas devido a quebra nas vendas

A fabricante de torneiras e equipamentos sanitários Cifial S.A. anunciou esta terça-feira que vai despedir 35 dos seus atuais 168 trabalhadores devido à quebra de vendas registada por essa marca de Santa Maria da Feira, sobretudo nas exportações.