Programação de verão do gnration, em Braga, recheada de cinema, música e artes visuais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 29 jun (Lusa) - A programação do gnration, em Braga, para julho, agosto e setembro, tem cinema, música e artes visuais, com nomes como Dead Combo, Spectrum, Rizan Said, Norberto Lobo, Bateu Matou, Bruno Pernadas "e muito mais", anunciou hoje aquele centro cultural.

Em comunicado enviado à Lusa, o gnration destaca ainda um palco gratuito para "o maior evento da cidade" (a Noite Branca), um ciclo de jazz, outro de cinema e a nova instalação audiovisual na galeria INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ao abrigo programa Scale Travels, iniciativa que alia arte e nanotecnologia, a cargo de Matthew Biederman, que apresentará "All The Way Down", de 13 julho a 06 de outubro.

O programa começa com a quarta edição do Julho é Jazz, ciclo que apresenta "algumas das melhores figuras do jazz contemporâneo internacional e nacional". Os primeiros a apresentarem-se serão os norte-americanos The Bad Plus (12 julho), seguidos de Pulverize The Sound - Peter Evenas, Tim Dahl, Mike Pride (13 julho).

Segue-se o quarteto português do compositor e multi-instrumentalista Bruno Pernadas e ainda o trio The Rite of Trio.

O trompetista Peter Evans, membro integrante do trio Pulverize The Sound, dará ainda uma 'masterclass' focada no improviso como método de composição.

Durante todo o ciclo, o gnration dará a conhecer a instalação musical interativa "My Jazz Band", de Rui Dias, que permitirá ao público tocar como uma banda virtual de jazz, utilizando para isso um interface gráfico num ecrã 'multi-toque'.

Também em julho, João Martinho Moura, artista 'media' português com reconhecimento internacional, apresenta "VV" em estreia mundial na galeria gnration (de 21 de julho a 13 de outubro).

Em agosto, terá lugar a terceira edição do Cinema no Pátio, com sessões ao ar livre, feito em parceria com os festivais internacionais de cinema de Clermont-Ferrand, Curtas Vila do Conde e Porto / Post / Doc, com as sessões a terem lugar a 03, 19, 17 e 24 de agosto, sendo a entrada livre.

Pelo palco gnration@ Noite Branca de Braga, que este ano será na praça do gnration, vão passar nomes como os portugueses Dead Combo (01 de setembro), que vão dar a conhecer o mais recente disco, "Odeon Hotel", o sírio Rizan Said, ex-teclista do enigmático Omar Souleyman, Bateu Matou, grupo português formado pelos bateristas Quim Albergaria (PAUS), Ivo Costa (Batida, Sara Tavares) e RIOT (Buraka Som Sistema), e o saxofonista e compositor de jazz, português, João Mortágua, que apresentará o seu mais recente projeto, Axes.

Durante a tarde, o guitarrista português Norberto Lobo apresentará o último disco, "Estrela", acompanhado em palco por Yaw Tembe, Marco Franco e Ricardo Jacinto, e o dj CelesteMariposa vai encerrar a noite com "velhas pérolas da lusofonia africana".

A 02 de setembro, o palco do gnration@ Noite Branca receberá "Bits em Palco - O Espetáculo Primeiros Bits", um original criado a partir do ciclo "Primeiros Bits", iniciativa do serviço educativo do gnration, protagonizado pela Digitópia/Casa da Música, que expõe crianças e jovens da cidade de Braga às novas tecnologias aplicadas à arte.

De seguida, os bracarenses Bruma apresentam o disco de estreia, num concerto resultante do Trabalho da Casa do gnration, ação que coloca artistas locais em residência artística e posterior apresentação pública. Ambos os espetáculo decorrerão durante a tarde.

O programa cultural do próximo semestre encerra em 21 de setembro, com o arranque da edição de 2018 dos Encontros da Imagem, festival de fotografia que vai para a sua 28.ª edição, e com um concerto pelo músico britânico Pete Kember, um dos fundadores da icónica banda Spacemen 3, que se apresentará como Spectrum.

JYCR// MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.