Câmara de Penacova solidária com manifestação pela reabertura da EN110

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 24 jan (Lusa) - A Câmara Municipal de Penacova mostrou-se hoje solidária com o protesto que um grupo de cidadãos de três localidades promove no sábado à tarde por causa da obstrução da Estrada Nacional 110, que liga aquela vila a Coimbra.

A EN 110, que liga Penacova a Coimbra, ao longo da margem direita do rio Mondego, está cortada ao trânsito desde o dia 15 de janeiro devido a duas derrocadas na zona de Foz do Caneiro.

A vereadora Fernanda Veiga disse à agência Lusa que a obstrução da estrada obriga a população a um percurso alternativo para Coimbra de mais 60 quilómetros diários, "por estrada de montanha, não adequada".

"Estamos muito apreensivos com a situação e em contacto permanente com o instituto Estradas de Portugal e a empresa de transporte de passageiros Transdev, no sentido de minorar as dificuldades das pessoas", referiu a autarca, que equaciona a possibilidade da Câmara ceder um mini-autocarro para efetuar o transbordo entre Foz do Caneiro e Penacova "para não atrasar mais" o transporte.

Fernanda Veiga mostrou-se ainda surpreendida pelo facto de a Estradas de Portugal não ter uma data prevista para a reabertura da ligação e de estar a preparar uma intervenção de consolidação do talude que não se vai "fazer rápido".

A manifestação, segundo a autarca, é promovida por um grupo de cidadãos das localidades de Foz do Caneiro, Rebordosa e Chelo, as mais afetadas pelo corte da via.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.