Autarca de Guimarães quer Batalha de São Mamede celebrada com feriado nacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 21 jun (Lusa) - O presidente da Câmara de Guimarães quer que o dia 24 de junho, feriado municipal e evocativo da Batalha de São Mamede, que esteve na origem da fundação de Portugal, seja reconhecido como feriado nacional.

Falando hoje aos jornalistas no final da reunião do executivo, Domingos Bragança (PS) defendeu que "faz todo o sentido" que o dia 24 de junho seja feriado nacional.

Em 24 de junho de 1128 deu-se a Batalha de São Mamede, que pôs em confronto as tropas de Afonso Henriques e as da sua mãe, Teresa. O infante saiu vencedor do campo de batalha e assumiu o controlo do Condado Portucalense, tendo dado início à luta pela independência face Castela.

"A fundação de Portugal remete-nos, não há dúvida nenhuma, para 24 de junho de 1128. Faz todo o sentido que um país comemore o seu dia de fundação", defendeu o autarca.

"E não é por Guimarães, pelos vimaranenses. É por todos os portugueses", apontou.

O autarca explicou que, para que tal se torne realidade, é preciso "sustentar bem" aquela teoria.

"Temos de reunir um conjunto de pessoas, sábios nesta área, de todas as universidades. Temos muitos estudos, mas, se for preciso, acrescentaremos outros que o mostrem", disse.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Empresa de Santa Maria da Feira vai despedir 35 pessoas devido a quebra nas vendas

A fabricante de torneiras e equipamentos sanitários Cifial S.A. anunciou esta terça-feira que vai despedir 35 dos seus atuais 168 trabalhadores devido à quebra de vendas registada por essa marca de Santa Maria da Feira, sobretudo nas exportações.