Feira do Livro de Braga vai transformar centro histórico em "Alameda Literária"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 20 jun (Lusa) - A Feira do Livro de Braga vai transformar o centro histórico da cidade numa "Alameda Literária", com nomes como Lídia Jorge, Frei Bento Domingues ou Joana Amaral Dias a percorrerem a calçada, contando ainda com exposições e debates.

Apresentado hoje o evento, a decorrer de 29 de junho a 15 de julho, a grande novidade da edição deste ano é mesmo a localização da Feira do Livro, que terá como "pontos altos" a entrega de dois prémios literários, o XXIII Grande Prémio de Literatura DST e o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.

"Acreditamos que esta será uma aposta acertada para que livreiros e público possam usufruir em pleno desta Feira do Livro", justificou assim, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, a mudança de local do evento para o Centro Histórico (Largo S. João do Souto).

Ao público, a organização, a cargo da autarquia, da InvestBraga, com produção executiva da Booktailors, promete uma "programação eclética" e "também dirigida aos mais novos".

A feira arranca com a entrega do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, numa cerimónia agendada para 29 de junho, às 18:30, no Museu Nogueira da Silva, realizando-se a entrega do segundo galardão da Feira do Livro de Braga - o Grande Prémio de Literatura DST -, no Theatro Circo, no mesmo dia, ao poeta Daniel Jonas.

No total, durante a feira, haverá 26 apresentações de livros e, no Espaço Fórum, "entrevistas de vida" a autores como Frei Bento Domingues e Lídia Jorge, e ainda 'masterclasses' dirigidas por autores como Rodrigo Moita de Deus, Rui Tavares e Zita Martins.

A destacar, as exposições de ilustrações de Paulo Galindro, Pedro Vieira e Vasco Gargalo e, na Casa dos Crivos, estará "A Origem das pequenas Invenções", de Mário Cesariny, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, e a exposição de obras do escultor Francisco Simões, no Jardim de Santa Bárbara.

A Feira do Livro de Braga inclui também mesas de debate sobre as Religiões e o Livro, a Literatura no debate político, ou a influência da vida na ficção, com a participação de Ana Maria Magalhães, Cristina Norton, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Camarneiro e Sérgio Abrantes Mendes.

Para os mais novos a organização preparou conversas-concertos intituladas "Conta-me Histórias", que irão decorrer no Largo S. João do Souto, com Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

A Feira do Livro de Braga conta ainda com o apoio do grupo dst, da Universidade do Minho, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Fundação Cupertino de Miranda e Museu Nogueira da Silva.

JYCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.