Dois candidatos tentam suceder à liderança de Eduardo Teixeira no PSD de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 jan (Lusa) - Os sociais-democratas Paulo Vale e Carlos Morais Vieira disputam no sábado as eleições para a distrital de Viana do Castelo do partido tentando suceder a seis anos de liderança de Eduardo Teixeira, que não se pode recandidatar.

O até agora diretor do centro distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Paulo Vale, anunciou este mês a saída daquelas funções, alegando incompatibilidade com a candidatura à distrital do PSD, liderando a Lista A.

Disse, ainda, que não ficou "indiferente" ao "apoio" dos militantes e "ao apelo da grande maioria dos membros" das últimas comissões políticas distritais, que integrou.

"Pretendo dar continuidade ao trabalho de proximidade com as bases do partido e com os vários órgãos concelhios. Continuar a aprofundar o clima de participação e de debate, porque é do confronto de ideias que surgem sínteses ricas e produtivas", sublinha o candidato, primeiro vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD, liderada há seis anos por Eduardo Teixeira.

Este não se pode recandidatar ao cargo nas eleições de sábado, por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos, mas integra a lista de Paulo Vale como candidato à presidência da mesa distrital do partido.

A segunda candidatura a sufrágio - Lista B - é liderada por Carlos Morais Vieira, ex-tesoureiro da distrital e ex-presidente da concelhia de Viana do Castelo do PSD. Demitiu-se destas funções em 2013 por discordar da escolha de Eduardo Teixeira como candidato do partido à Câmara local, em que o PSD elegeu três vereadores, contra seis do PS e um da CDU.

"Importa acabar com a atual estratégia, demasiadamente centrada na figura do presidente da distrital, geradora de um confrangedor vazio de debate e ideias e que nos tem vindo a afastar das forças vivas da sociedade civil", defende Carlos Morais Vieira.

Acrescenta a necessidade "absolutamente essencial" de alterar a "estratégia política" do partido a nível regional, e prometem "apostar" no "trabalho de equipa, numa profunda e efetiva articulação entre a distrital e as secções e na abertura do PSD à sociedade civil".

Além da Comissão Política Distrital Permanente, os militantes são chamados a escolher a Mesa da Assembleia Distrital e respetivos delegados de secção, mas também as comissões de Jurisdição e de Auditoria Financeira.

A votação decorre entre as 16:00 e as 22:00, nas sedes das dez concelhias do partido no distrito de Viana do Castelo, coincidindo com as eleições diretas para presidente da Comissão Política Nacional do PSD e delegados ao congresso.

A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo é liderada há seis anos pelo atual vereador na Câmara de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, que em novembro passado foi ainda eleito presidente da concelhia local do partido.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.