Petição contra o encerramento do Tribunal e Finanças de Castro Daire

| Norte
Porto Canal / Agências

Castro Daire, 24 jan (Lusa) - Um advogado decidiu promover uma petição contra o encerramento do Tribunal e das Finanças de Castro Daire, que pode ser assinada "online", em estabelecimentos comerciais e nas juntas de freguesia do concelho.

De acordo com o advogado Carlos Bianchi, que é também presidente da Comissão Politica do CDS-PP de Castro Daire, a petição "Não Aceitamos o Fecho de Serviços Públicos Essenciais em Castro Daire" tem como único objetivo levar ao plenário da Assembleia da República (AR) "uma causa justa e a defesa dos interesses do concelho".

"A verdade é que, num concelho do interior de Portugal, os serviços públicos, como o Tribunal de Comarca e de Finanças, são um pilar fundamental da economia local", acrescenta.

Carlos Bianchi acredita que o encerramento de qualquer serviço tem custos acrescidos para os cidadãos, porque acarreta, desde logo, uma diminuição da presença de pessoas na sede do concelho.

"Havendo menos gente, diminuirá a necessidade de circulação de dinheiro no concelho e, por sua vez, um enfraquecimento do tecido económico. Mas mais, acarreta inevitavelmente uma maior propensão para o encerramento de outros serviços semelhantes e um menor número de oportunidades para os nossos conterrâneos", sustenta.

O advogado avisa mesmo que o encerramento de serviços deixa Castro Daire em risco de uma eventual extinção enquanto concelho.

"É exatamente a luta pela manutenção de Castro Daire enquanto concelho com futuro que se pretende", assegura, sublinhando que são necessárias quatro mil assinaturas para levar a petição a plenário da AR.

Na petição pode ler-se que "o encerramento de serviços públicos essenciais constitui um grave golpe na economia local e será mais um obstáculo à obtenção de novos investimentos".

Refere ainda que "o encerramento de serviços públicos essenciais é uma grave violação do princípio de coesão nacional e introduz mesmo fatores de maior desunião e maior afastamento das populações do interior do país".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.