Moutinho não vê "efeito negativo" na Espanha após troca de selecionador

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O médio João Moutinho considerou hoje que a polémica troca de selecionador na seleção espanhola "não terá um efeito negativo" no primeiro adversário de Portugal no Mundial2018 de futebol, na sexta-feira.

Na conferência de imprensa de antevisão ao primeiro jogo na competição, João Moutinho considerou que a substituição de Julen Lopetegui por Fernando Hierro é uma questão que diz respeito ao adversário, sem esperar grandes mudanças na forma de jogar de Espanha.

"Estou certo de que a Espanha se tem preparado da melhor forma e não acredito que estas mudanças possam alterar muito a sua forma de jogar. Creio que se manterão fiéis ao que fizeram na qualificação. Esperamos uma equipa forte, que vai criar grandes dificuldades", analisou o jogador que alinha nos franceses do Mónaco.

Perante este cenário, João Moutinho prometeu uma formação portuguesa "com qualidade, que quererá estar dentro do jogo e sair vitoriosa".

"Estamos focados em atingir os nossos objetivos e estamos a trabalhar bem para os conseguirmos. Sabemos da nossa responsabilidade e o que temos de fazer dentro de campo", vincou o médio.

Seguindo uma ideia já mencionada pelo selecionador Fernando Santos, João Moutinho não quis integrar Portugal no lote de favoritos à conquista do título mundial, mas reconheceu que a equipa das 'quinas' "é uma das candidatas", até que porque enverga o escudo de campeão da Europa.

"Somos campeões europeus, sabemos da nossa qualidade, temos uma equipa com jovens e com ambições em alto. Vamos dar o nosso melhor começando já amanhã [na sexta-feira] contra Espanha", sublinhou.

Questionado se o título europeu conquistado em 2016 coloca aos jogadores portugueses uma pressão adicional para este Mundial, o experiente centrocampista prefere falar numa "pressão boa".

"Pressão temos em todos os jogos, de representar um país com milhões de pessoas a quem queremos dar alegrias. Temos pressão de fazer e dar o nosso melhor, mas essa é uma pressão boa. Vamos dar o máximo para podermos deixar felizes quem nos apoio com grande coração", sublinhou.

Questionado sobre se a sua presença na conferência de imprensa seria sinal de que seria titular frente a Espanha, Moutinho, acompanhado pelos sorrisos do selecionador Fernando Santos, que estava sentando ao seu lado, respondeu com diplomacia: "Não está garantido. Já vim a uma conferência de imprensa e acabei por não estar presente no 'onze' do dia seguinte."

"Todos temos trabalhado de forma excecional. Estamos a dificultar as contas do selecionador, porque queremos ajudar Portugal a atingir os seus objetivos. [Fernando Santos] Escolherá a melhor equipa e eu, como todos, darei o máximo para vencermos", completou.

Portugal estreia-se no Grupo B do Mundial2018 na sexta-feira, frente à Espanha, em Sochi, a partir das 21:00 locais (19:00 em Lisboa), sob arbitragem do italiano Gianluca Rocchi.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Bilhar): Liderança reforçada no bilhar

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leixões pela margem máxima (4-0), e consolidou o primeiro lugar na penúltima jornada da fase regional do campeonato.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.