Sindicato denuncia falta de "radiologia com presença física" de madrugada no São João

| Norte
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos lamentou esta terça-feira que “num hospital de referência como o São João”, no Porto, “não exista radiologia com presença física no período entre as 01h00 e as 08h00 no serviço de urgência”.

Atualizado 12-06-2018 16:14

“É lamentável que isso aconteça, porque é fundamental a presença física de um radiologista para os colegas da cirurgia ou da ortopedia fazerem a cirurgia. Se não estiver um radiologista em presença física, muitas vezes não fazem a cirurgia, adiam-na”, afirmou Roque da Cunha.

Em declarações à Lusa, o dirigente do SIM defende que “é fundamental que tal como o Hospital de Santa Maria (Lisboa) tem presença física de radiologistas, o Hospital de Coimbra tem presença física, o Hospital de São João também tenha presença física de um radiologista”.

Sobre a oportunidade da denúncia, uma vez que a administração do “São João” disse à Lusa que o esquema do Serviço de Imagiologia se mantém inalterado desde há 10 anos, Roque da Cunha afirmou que “só na semana passada” o sindicato teve “a confirmação objetiva de que não há presença física de radiologista” naquele período.

“Já tínhamos denúncias, mas era necessário documentação onde isso estivesse expresso. Não podemos crer que haja medicina de segunda num hospital de referência como é o Hospital de São João”, frisou.

Questionada pela Lusa, a administração do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) afirmou que o “São João” assegura “um serviço de qualidade na área da imagiologia, em todas as especialidades, com um esquema que se mantém inalterado há 10 anos. Não houve qualquer mudança recente”.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, o CHSJ garante “24 horas de radiologia convencional, 24 horas de neurradiologia e 24 horas de neurradiologia de intervenção. Entre 08:00 e a 01:00 a TAC (Tomografia Computorizada) de Corpo é assegurada exclusivamente pelo CHSJ”.

Já no período entre a 01:00 e as 08:00, admitiu que o serviço “é assegurado por telerradiologia. Os exames são feitos no CHSJ e os relatórios são feitos à distância”.

“Entre as 08:00 e a 01:00, a Ecografia é assegurada pelos profissionais do CHSJ. Entre a 01:00 e as 08:00 só ecografias emergentes, realizadas pelo Serviço de Urgência”, acrescenta.

O dirigente do Sindicato Independente dos Médicos lamentou que o conselho de administração do CHSJ não responda à denúncia do SIM “reorganizando, para ter radiologia em presença física”.

“Dispensamo-nos de referir as múltiplas situações clínicas em que uma simples ecografia é um precioso auxiliar para o diagnóstico e atitude terapêutica em contexto de urgência”, lê-se na página do SIM na Internet.

Acrescenta que “o Sindicato Independente dos Médicos lida bem com a indignação precoce e quando promove as suas denúncias tem para elas suporte documental”.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.