Padre português nomeado para tribunal da Santa Sé

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) - O sacerdote e professor português Saturnino da Costa Gomes foi hoje nomeado auditor do Tribunal da Rota Romana, que julga processos de apelo ao papa, anunciou a Santa Sé.

Madeirense, Manuel Saturnino da Costa Gomes é professor de Direito Canónico na Universidade Católica Portuguesa e juiz do Tribunal Patriarcal de Lisboa.

Saturnino da Costa Gomes, cuja tomada de posse está marcada para sexta-feira, será o único português a integrar o colégio de juízes daquele tribunal, passando a residir em Roma.

Membro da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Manuel Saturnino da Costa Gomes foi ordenado em 1983, na Sé do Funchal.

Doutorado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma, foi diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) entre 1996 e 2002.

Foi também o primeiro diretor do Centro de Estudos de Direito Canónico, atual Instituto Superior de Direito Canónico da UCP, do qual foi diretor até julho de 2011.

É membro da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária para aplicação da Concordata e da Comissão da Liberdade Religiosa.

A Rota Romana é um tribunal de recurso que julga processos de apelo ao papa e causas provenientes dos tribunais de primeira instância da Santa Sé.

A Rota Romana tem ainda a seu cargo o julgamento de causas reservadas ao papa, relativas a chefes de Estado, cardeais, bispos, dioceses e outras pessoas jurídicas.

CFF // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.