Daniel Jonas venceu a 23.ª edição do Grande Prémio da Literatura dst

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 08 jul (Lusa) - O poeta Daniel Jonas venceu a XXIII edição do Grande Prémio da Literatura dst, com a obra "Oblívio", disse hoje à Lusa a organização deste galardão, que tem o valor de 15 mil euros.

Em comunicado, a organização do prémio literário, que já distinguiu autores como Mário Cláudio, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires e Maria Velho Costa, explicou que "Oblívio" foi distinguido pelo "trabalho textual, muito depurado, assumindo uma linguagem de timbre clássico, para melhor encontrar uma clara modernidade de temas e formas".

Segundo explica o júri, no texto de decisão, a obra distingue-se também "pelas "evidências cultas, sensíveis, de uma criação poética que não se alheia do quotidiano nem da emoção".

Daniel Jonas é poeta, dramaturgo e tradutor. Enquanto poeta, distinguiu-se pelas obras "Oblívio", onde retoma a forma soneto, "Sonótono", que lhe valeu o prémio PEN de Poesia, "Bisonte" e "Nó", Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores.

Traduziu várias obras e vários autores, entre os quais John Milton, Shakespeare, Waugh, Pirandello, Huysmans, Berryman e Dickens, e recebeu um prémio pela tradução do "Passageiro Frequente", do poláco Michal Lipszyc, que lhe garantiu a nomeação para o Prémio Europeu da Liberdade.

Como dramaturgo publicou "Nenhures" e escreveu ainda "Estocolmo", "Reféns" e o libreto "Still Frank", todos encenados pela companhia Teatro Bruto.

Em 2012, Daniel Jonas foi distinguido com o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da obra.

O Grande Prémio de Literatura dst foi instituído há mais de duas décadas pelo dstgroup e afirma-se ano após ano como um dos mais importantes no panorama cultural português, sendo entregue de forma rotativa, um ano distingue poesia, no ano seguinte prosa.

O prémio será entregue no dia 29 de junho, numa cerimónia integrada na Feira do Livro de Braga.

JYCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Jovem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 20 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.