PPP Barcelos Futuro pode custar 19 ME à Câmara, decisão do tribunal sai até Março

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 21 jan (Lusa) -- A decisão do tribunal arbitral sobre o processo movido contra a Câmara de Barcelos pelos parceiros privados na PPP Barcelos Futuro, exigindo uma indemnização de 19 milhões de euros, será conhecida até final de março, informou hoje fonte municipal.

A fonte explicou que os privados avançaram com aquela ação depois de a Câmara (PS) ter suspendido aquela parceria público-privada (PPP), que tinha sido aprovada por um anterior executivo, de maioria PSD.

As testemunhas do processo "já foram todas ouvidas" e as alegações finais estarão concluídas a 28 de janeiro, sendo que até final de março o tribunal terá de ditar a decisão.

Os privados querem ser indemnizados dos prejuízos sofridos com a decisão da Câmara de Barcelos de suspender a PPP.

Contactado pela Lusa, o atual executivo, liderado por Miguel Costa Gomes (PS), não quis fazer qualquer comentário adicional, para não interferir no curso do processo, já o autarca já tinha explicado, em abril de 2012, que a decisão de suspender a PPP teve a ver com os "inadmissíveis e incomportáveis" encargos financeiros para o Município.

Segundo o autarca, a PPP implicava o pagamento pelo município de uma renda anual, ao longo de 30 anos, de oito milhões de euros, "um valor que o orçamento municipal não suporta".

"O problema é que a parceria, nas quatro obras que iniciou no mandato anterior, tem um desvio de 100 por cento. Ou seja, a renda não seria de oito mas de 16 milhões", acrescentou o autarca.

Sublinhou que a Câmara estará apenas disponível para ressarcir os parceiros privados do investimento que já tinham feito.

O valor inicial da PPP apontava para perto de 75 milhões de euros, a investir em meia de centena de obras, como a recuperação e reconversão do Mercado Municipal de Barcelos, a adaptação e reabilitação do edifício Casa Conde Vilas Boas e a segunda fase do complexo Estádio Municipal de Barcelos, que incluía a construção de piso sintético, balneários e bancada.

A construção de 18 complexos desportivos e de nove piscinas também estava contemplada na parceria, bem como o centro escolar de Barcelos e três pavilhões gimnodesportivos, um dos quais na escola de Fragoso, outro na Escola de Tecnologia e Gestão e o terceiro no Campus Universitário do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.