Presidente e vários membros do Conselho Fiscal do clube demitem-se

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mai (Lusa) -- O presidente e vários membros do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do Sporting apresentaram hoje a demissão e apelaram ao presidente do clube lisboeta, Bruno de Carvalho, e à restante direção que renunciem também aos cargos.

"Tendo em conta os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, que são e sempre foram a nossa maior preocupação, apelamos a que o presidente e os restantes membros do Conselho Diretivo apresentem a sua renúncia ao cargo de forma a permitir a marcação imediata de eleições", indicam os cinco subscritores do comunicado.

Além do presidente do CFD, Nuno Silvério Marques, e do vice-presidente, Vicente Caldeira Pires, também os membros Vítor Bizarro do Vale, Miguel Almeida Fernandes e Nuno Miguel Santos apresentaram ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares, os pedidos de demissão.

Os subscritores indicam que têm "acompanhado com preocupação os factos ocorridos e que em nada dignificam a história, a imagem e os interesses do Sporting" e que o conselho fiscal não pretende "contribuir para o problema".

Depois de terem chegado à conclusão que o CFD "não tem competências estatutárias" para retirar o clube da "situação insustentável em que o mesmo se encontra", Nuno Silvério Marques e os restantes quatro membros decidiram apresentar a demissão.

"Estatutariamente, a resolução passará sempre por uma de três situações: renúncia ao cargo por parte do presidente do Conselho Diretivo, renúncia ao cargo por parte da maioria dos membros do Conselho Diretivo ou convocação de uma Assembleia Geral para a revogação do mandato", lembram.

Na terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos 'leoninos', invadiram a Academia de Alcochete e, depois de terem percorrido os relvados, chegaram ao balneário da equipa principal, agredindo vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic, o treinador Jorge Jesus e outros membros da equipa técnica.

Na sequência da invasão à Academia 'leonina', a GNR deteve 23 suspeitos, apreendeu cinco viaturas ligeiras, vários artigos relacionados com os crimes e recolheu depoimentos de 36 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, funcionários e vigilantes ao serviço do clube.

O Ministério Público disse na quarta-feira que os detidos pelas agressões a futebolistas do Sporting são suspeitos de práticas que podem configurar crimes de sequestro, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada e terrorismo, entre outros.

RPC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.

Xavier Malián:"Em casa somos muito fortes"

Menos de 72 horas depois do triunfo no municipal barcelense que garantiu a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do FC Porto volta a medir forças com o Óquei de Barcelos, desta feita no Dragão Arena e na penúltima jornada da fase regular do campeonato (quarta-feira, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal). Xavier Malián espera “um jogo super difícil” frente a “uma equipa super completa”, “um candidato ao título” que obrigará a “fazer tudo para conseguir os três pontos e a vitória” que garante a entrada no play-off em primeiro lugar. O guardião da melhor defesa vê o grupo “num bom momento, com uma boa dinâmica” e espera “continuar assim até ao fim da época”.