Junta de Paranhos, Porto, vai investir 600 ME na construção de tanatório

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 jan (Lusa) -- A Junta de Freguesia de Paranhos, no Porto, vai investir cerca de 600 mil euros na construção de um tanatório, em terreno anexo ao cemitério local, disse hoje à Lusa o presidente daquela autarquia.

"Estamos numa fase avançada, o projeto está pronto, aguardamos um parecer prévio da Câmara do Porto, para a partir desse momento darmos início ao concurso. Tencionamos começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano", afirmou Alberto Machado.

O novo equipamento para diversos tipos de cerimónias fúnebres, que será construído em três fases, será totalmente financiado pela Junta de Freguesia de Paranhos.

"A junta de freguesia tem liquidez, não temos dívidas, estamos financeiramente confortáveis. Queremos manter-nos assim e, portanto, vamos dividir o projeto em três fases, que iremos construindo de acordo com a nossa disponibilidade financeira", referiu o autarca.

Segundo Alberto Machado, "o objetivo é fazer a obras num mandato, eventualmente, num mandato e meio, portanto, em quatro a seis anos".

"O investimento que nós prevemos anda na casa dos 500/600 mil euros. Iremos disponibilizar tranches deste valor ao longo dos anos, no sentido de não entrarmos em qualquer tipo de incumprimento financeiro. Vamos fazendo conforme vamos tendo dinheiro. Neste momento já temos dinheiro para a primeira fase da obra e, portanto, vamos iniciar os trabalhos o mais breve possível", frisou.

A primeira fase será para concluir no espaço de "sete/oito meses, no máximo" e incluirá as áreas de serviço técnico, correspondentes ao funcionamento do crematório.

"Terá uma sala grande onde terá o forno de cremação, uma sala de receção das urnas e uma sala de espera. Numa segunda fase, serão construídas duas capelas mortuárias e uma área para instalação de uma florista e de um marmorista, que irão também dar apoio ao cemitério da freguesia. Para a terceira fase fica a capela principal do crematório onde serão realizadas as cerimónias", acrescentou o autarca.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.