Requalificação da EN 15 até Amarante pronta em Agosto, preveem empreiteiros

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 20 jan (Lusa) - As obras de requalificação da EN 15, entre Penafiel e Amarante, passando por Lousada e Felgueiras, deverão estar concluídas em agosto, revelou hoje à Lusa fonte autárquica.

De acordo com o presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que hoje se reuniu, no local da obra, com técnicos da empresa Estradas de Portugal (EP), a previsão baseia-se em informações prestadas pelos empreiteiros.

A beneficiação, em curso há vários meses, compreende 26 quilómetros de zona densamente urbanizada e industrializada, entre a chamada rotunda dos bombeiros, em Penafiel, e a rotunda da Ponte do Pego, em Amarante.

Ao longo do troço, os automobilistas são atualmente confrontados com sucessivos pontos de paragem de tráfego, para garantir circulação alternada, situação que deverá prologar-se por mais cerca de meio ano.

O edil de Felgueiras adiantou, por outro lado, que a empreitada que depende do município de Felgueiras, nomeadamente as infraestruturas de água e saneamento, entre a Barroca Funda, na partilha com Lousada, e Lixa, na ligação com Amarante, deverá estar pronta em maio, o que permitirá, a seguir, avançar com a pavimentação, da responsabilidade da EP.

Inácio Ribeiro explicou que os trabalhos que a edilidade está a realizar representam um investimento de 800.000 euros e permitirão dar "um salto qualitativo em termos ambientais" na zona nascente do concelho.

"Nesta malha, em que parte é urbana, temos necessidade de fazer as ligações de água e saneamento, do lado nascente para o lado poente, para a bacia do Sousa, aproveitando as obras da nacional 15", salientou.

Para o presidente de Felgueiras, há necessidade de se fazer tudo nesta fase, envolvendo as freguesias de Vila Verde, Santão e Vila Cova da Lixa, porque a Estradas de Portugal pretende requalificar definitivamente a via, impedindo mexidas nos próximos 10 anos.

A requalificação incluirá a disponibilização de passeios num dos lados da via. Na zona da Lixa, a mais urbana, estão assegurados passeios nos dois lados, avançou o autarca.

A empreitada em curso é "muito complexa", porque envolve território de quatro concelhos, tendo em conta que é a própria estrada, em algumas zonas, a fazer a delimitação dos vários territórios.

Inácio Ribeiro explicou que essa situação obrigou os municípios a colaborarem entre si para garantirem a coordenação necessária das empreitadas de infraestruturas.

A EN 15 é o principal eixo rodoviário a ligar o Porto aos concelhos do interior do distrito.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.