Máquinas do Metro Porto recusam novas nota de 5 euros

| Norte
Porto Canal

As máquinas de títulos para o Andante do Metro do Porto não aceitam as novas notas de cinco euros, mas o Metro do Porto garante que a solução está a ser "trabalhada" e estará pronta em "breve".A nova série de notas de euro, denominada "série Europa" e em circulação há cerca de 15 dias, está a ser rejeitada pelas cerca de 100 máquinas instaladas nas estações de metro do Porto, mas a empresa de Transportes Intermodais do Porto (TIP), entidade que gere o sistema do Andante está a trabalhar numa solução, disse hoje à Lusa fonte das relações públicas do Metro Porto.

"Está a ser trabalhada a solução, para que as notas possam ser aceites em todas as máquinas de vendas de bilhetes Andante e em breve estará implementada", declarou a mesma fonte do Metro do Porto.

Em declarações à Lusa um funcionário da Loja do Andante do Metro do Porto confirmou à Lusa que têm tido várias reclamações de utentes nos últimos dias, porque querem pagar os bilhetes com as notas novas de cinco euros, mas que não o conseguem, porque as máquinas estão a rejeitá-las.

"O tema está a ser tratado para se implementar a solução que permita as máquinas aceitarem as notas novas", acrescentou.

As alternativas para comprar os bilhetes no Metro no Porto têm passado recarregar o Andante nas lojas do Metro do Porto, pagar com multibanco, ou pagar com notas de valor mais elevado ou com moedas, acrescentou a mesma fonte de uma das Lojas do Andante.

A nova série de notas de euro é denominada "série Europa" devido a um retrato de Europa -- uma figura da mitologia grega que deu origem ao nome do nosso continente -- que aparece no holograma e na marca de água das notas.

O Banco de Portugal explica, na sua página da Internet, que a série Europa continuará a proporcionar "excelente proteção contra a contrafação, tornando as notas de euro ainda mais seguras".

"As novas notas incluem melhores elementos de segurança, que levam em linha de conta os progressos alcançados na segurança e tecnologia das notas. Além disso, a série Europa pretende ser mais duradoura, o que significa que as notas serão substituídas com menor frequência, reduzindo assim os custos e o impacto no meio ambiente.

O Banco de Portugal chegou a emitiu, há uns dias, um comunicado a lembrar que "quaisquer equipamentos que aceitem pagamentos com notas têm de ter o software adaptado" ao tipo de notas que irão poder receber.

"A responsabilidade pela atualização de software, de modo a permitir que os equipamentos aceitem a nova nota de cinco euros da série Europa, é dos próprios fornecedores de equipamentos", referia o comunicado do Banco de Portugal, acrescentando que aos fornecedores foi dada a possibilidade de fazerem os necessários testes desde novembro de 2012, em qualquer banco central nacional do Euro sistema.

+ notícias: Norte

Adepto obrigado a despir camisola do PSG durante jogo com o Benfica na Luz

Um adepto brasileiro foi, alegadamente, obrigado a despir a camisola que vestia no jogo da Liga dos Campeões desta quarta-feira, que opôs o Benfica e o PSG, no Estádio da Luz. A situação é revelada nas redes sociais, onde o jovem explica que lhe foi ainda pedido pela segurança que deixasse o seu lugar. O adepto estava acompanhado de um amigo que usava uma camisola da seleção brasileira.

Acidente entre três carros obriga ao corte da EN106 em Penafiel

Um acidente na noite desta quinta-feira provocou uma colisão entre três carros em Cabeça Santa, originando o corte da estrada nacional 106 em Penafiel. Segundo apurou o Porto Canal, cinco pessoas sofreram ferimentos leves tendo sido socorridas no local pelos bombeiros voluntários de Entre-os-Rios. Posteriormente foram transportadas para o Hospital Padre Américo no concelho de Penafiel.

Jovens portugueses percorrem Marrocos sem GPS em desafio solidário

Quatro mil quilómetros em dez dias, percorridos num carro com mais de 20 anos e sem GPS. São as principais regras do desafio “UniRaid” destinado a jovens sem medo do deserto. A prova arranca este sábado, em Tânger, Marrocos, mas o objetivo não é ganhar.