Trabalhadores do Centro Hospitalar de Gaia cumprem um dia de greve

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E) iniciam esta segunda-feira uma greve "contra a perseguição movida pelo conselho de administração" por causa de uma paralisação anterior, disse à Lusa fonte sindical.

Segundo Orlando Gonçalves, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), a greve tem formalmente início hoje, mas já abrange o turno dos auxiliares de ação médica e técnicos administrativos iniciado às 20:00 de domingo.

Em causa nesta greve está aquilo a que o sindicato chama "perseguição da administração" do centro hospitalar contra os trabalhadores que aderiram à greve da função pública realizada em novembro de 2017, tendo sido instaurados 14 processos disciplinares.

"Há uma pressão enorme para tentar que os trabalhadores se intimidem e não façam greve", disse o sindicalista, referindo que o hospital fez sair uma nota interna que obriga os auxiliares a prolongarem o respetivo turno por mais oito horas caso não haja trabalhadores para o turno seguinte.

"Isto põe em causa os cuidados dos doentes, com possíveis turnos de 20 horas", disse.

De acordo com Orlando Gonçalves, a paralisação deverá ter mais impacto nas primeiras horas de hoje, dia em que se realizam mais consultas externas no hospital.

A greve terminará na terça-feira de manhã, quando estiver concluído o último dos turnos iniciados hoje.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.