Jorge Magalhães troca Câmara de Lousada por vice-presidência no Turismo do Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 07 jun (Lusa) - O presidente da Câmara de Lousada, Jorge Magalhães (PS), confirmou hoje à Lusa que vai abandonar o cargo, no final de julho, para assumir a vice-presidência do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

"Em agosto deverei assumir o novo cargo, pelo que, em julho, renunciarei ao meu mandato na câmara", afirmou.

Jorge Magalhães é o mais antigo presidente de câmara do Tâmega e Sousa, estando no cargo desde 1990, não podendo, por isso, face à lei de limitação dos mandatos, recandidatar-se nas autárquicas deste ano.

Recentemente, a estrutura local socialista tinha anunciado que o candidato seria o atual vice-presidente da câmara, Pedro Machado, o qual assumirá, a partir de agosto, a liderança do município.

Segundo o ainda presidente da câmara, o convite para o desempenho das novas funções na entidade regional de turismo ocorreu há cerca de um ano, quando o Governo anunciou mudanças naquelas estruturas.

Contudo, segundo Magalhães, essas alterações só foram aprovadas pela Assembleia da República há cerca de um mês, o que desencadeou a decisão de demissão da presidência da autarquia para poder assumir o novo cargo.

Para o autarca, a saída a poucos meses das eleições, entregando a presidência ao número dois do executivo e candidato, é "uma mera coincidência", frisando que Pedro Machado ficará apenas cerca de dois meses à frente da edilidade, até à realização de novas eleições.

Para Magalhães, o cargo que vai desempenhar é "um desafio aliciante", prometendo "empenho para envolver todos os agentes do setor do turismo, incluindo as autarquias, potenciando, com a sua "experiência", as mais-valias da região norte.

Jorge Magalhães está na presidência da Câmara de Lousada há quase 24 anos, tendo sido eleito pela primeira vez em dezembro de 1989. Nas últimas eleições autárquicas, em 2009, a lista do PS, que liderou, alcançou quase 58% dos votos.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.