GNR de Viseu preocupada com acidentes com tratores

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 07 jun (Lusa) -- O comando territorial de Viseu da GNR mostrou-se hoje preocupado com os acidentes com tratores agrícolas que se têm registado frequentemente no distrito e que esta semana já provocaram a morte a duas pessoas.

Na quinta-feira, em Penedono, um acidente de trabalho com um trator agrícola levou à morte do seu condutor, de 48 anos. Já na segunda-feira, em Vouzela, uma idosa de 80 anos tinha morrido pelo mesmo motivo.

Em comunicado, o comando territorial de Viseu da GNR refere que este ano já registou 12 acidentes com tratores, tendo nove deles sido acidentes de trabalho e três de viação.

"Destes acidentes resultaram sete mortos e três feridos, sendo que a média de idades das vítimas é de 58 anos", acrescenta.

Segundo a GNR, entre 2010 a 2012 ocorreram no distrito de Viseu 100 acidentes com tratores - 29 de trabalho e 71 de viação - dos quais resultaram 14 mortos e 42 feridos.

Atendendo aos "números preocupantes", a GNR aconselha os condutores de tratores a terem alguns cuidados, como não esquecerem as estruturas de proteção (concretamente o chamado arco de "Santo António"), que "podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos".

"Não conduza sob efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade. Respeite os limites do trator. Não o sobrecarregue nem transporte passageiros 'à pendura'. É proibido e perigoso", acrescenta.

A GNR explica no comunicado que "o capotamento é causa de morte de dois em cada três acidentes" com tratores agrícolas.

"As consequências dos acidentes com tratores agrícolas geralmente são muito graves e as principais vítimas são os próprios condutores. O risco de morte dos condutores de tratores agrícolas é oito vezes superior ao dos que conduzem automóveis ligeiros ou pesados", acrescenta.

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.