Administração hospitalar desmente fecho da cirurgia do ambulatório em Estarreja

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 17 jan (Lusa) - O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, José Abrantes Afonso, desmentiu hoje que a cirurgia de ambulatório do Hospital Visconde Salreu, em Estarreja, encerre no final do mês.

"A questão está a ser utilizada como arma de arremesso desnecessariamente: temos um acordo em que uma comissão paritária com a Câmara em que, quando houver alterações, do ponto de vista da cirurgia do ambulatório, nós participamos. O que se verificou foi que, por alguns constrangimentos, nomeadamente de anestesistas, tivemos de concentrar num dia, o que estava a ser feito em dois", disse à Lusa.

O PCP, em comunicado, insurgiu-se contra "os ataques ao Hospital de Estarreja", onde até 15 de setembro eram efetuadas cirurgias quatro dias por semana, tendo então sido reduzidas para metade, que a partir do dia 30 de dezembro passaram apenas a ser efetuadas durante dois meios-dias por semana, prevendo-se que este serviço encerre definitivamente no fim de janeiro".

O PCP destaca que a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, criada em 1987, "graças ao esforço e competência dos profissionais de saúde que a integram, vem sendo classificada pela Entidade Reguladora de Saúde, entre as cinco melhores unidades de cirurgia de ambulatório do país".

Apesar do serviço de excelência prestado às populações, o PCP refere que o "Plano Estratégico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga", da responsabilidade do Ministério da Saúde, "previa o encerramento da cirurgia de ambulatório no Polo de Estarreja, a partir de 01 de julho de 2013, e a sua transferência para o Polo de Águeda, que "foi travado pelo movimento de protesto desencadeado".

Jorge Afonso garante que "não se põe a questão do encerramento no final do mês", lembra que foi formada uma comissão paritária com a Câmara de Estarreja, a quem são comunicadas as alterações que venham a ocorrer e salienta que a administração do Centro Hospitalar está interessada "fundamentalmente, em dar bons cuidados e em segurança, aos 400 mil habitantes" do Baixo Vouga.

Outro membro da administração revelou à Lusa que "o que vai acontecer já esta semana é que, em vez de haver dois meios-dias de cirurgia de ambulatório, a atividade será concentrada num dia inteiro", depois de ouvido o diretor do departamento cirúrgico e a diretora do serviço geral de anestesia.

Segundo adiantou "decorrem conversações com o atual executivo camarário de Estarreja sobre o Plano Estratégico para o Centro Hospitalar", devendo ser feito "um ponto de situação, no início de fevereiro entre todas as partes".

MSO // JGJ

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.