Ondulação terá causado acidente com turistas em Cascais

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 abr (Lusa) -- O acidente com uma embarcação semirrígida de turismo que ocorreu hoje na Parede, Cascais, terá sido causado pela ondulação, disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Cascais, Pereira da Terra.

Segundo o comandante, a "embarcação aproximou-se da zona de rebentação, apanhou uma primeira vaga, apanhou uma segunda e à terceira vaga a embarcação encheu de água e virou".

Dez pessoas ficaram feridas no acidente, tendo a embarcação acabado por chocar com uma zona de pedras.

Os feridos apresentam "escoriações e sinais de hipotermia" e foram inicialmente assistidos no local.

À Lusa, Pereira da Terra disse que oito dos 10 feridos são turistas finlandeses, todos da mesma família, os restantes são dois tripulantes portugueses e todos usavam colete de segurança.

Todos os feridos são ligeiros e foram transportados para o Hospital de Cascais, indicou.

As vítimas foram todas assistidas no local do acidente, em frente ao Hospital de Sant'Ana, com exceção de uma que foi resgatada por um surfista e encaminhada pela Polícia Marítima para a Marina de Cascais e, posteriormente, para o hospital.

De acordo com o comandante, o semirrígido pertence a uma empresa de turismo "com muita experiência neste tipo de atividade" e cumpre todos os requisitos legais.

Pelas 15:20, iniciaram-se os trabalhos para remover a embarcação da água para não haver danos ambientais, afirmou.

Para o local foram empenhadas uma equipa da Polícia Marítima de Cascais, com um semirrígido, uma mota de água da Estação Salva-Vidas de Cascais, oito ambulâncias dos Bombeiros Voluntários da Parede, duas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), e meios da PSP, da Polícia Municipal e da Proteção Civil de Cascais, num total de 25 homens.

Estiveram ainda duas ambulâncias na Marina de Cascais.

RZP/MCL // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.