Clubes do G15 vão passar a reunir-se mensalmente

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 12 abr (Lusa) -- O presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, disse hoje que os clubes de futebol que compõem o G15 vão passar a reunir-se mensalmente, sempre com um clube como anfitrião.

"Esta foi mais uma reunião, como outras que vamos fazer, vamos reunir-nos numa base mensal. O Belenenses foi o anfitrião desta reunião e, muito em breve, vamos voltar a reunir-nos aqui", disse Rui Pedro Soares, que falou na qualidade de porta-voz, à saída da reunião do G15 (grupo de clubes da I Liga, exceto Benfica, FC Porto e Sporting), efetuada no Lagoas Park, em Oeiras.

O líder da SAD do Belenenses confirmou a presença de todos os clubes pertencentes ao G15, com exceção do Rio Ave, que não se fez representar neste encontro, o primeiro realizado em Lisboa.

"De facto, é normal que, reunindo numa base mensal, nem todos os clubes possam estar em todas as reuniões. Por uma questão particular, apenas o Rio Ave não fez nenhuma comunicação", confirmou.

O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, que também falou no fim da reunião à comunicação social, assegurou que estiveram em discussão o modelo de governação da Liga e o caso da reintegração do Gil Vicente no primeiro escalão do futebol português.

"O que nos preocupa é o facto de não sabermos se devemos ou não integrá-lo [Gil Vicente] na próxima época, ou seja, se temos uma base regulamentar para proceder a essa reintegração", disse o presidente maritimista.

Foi ainda debatida a questão da criação de um campeonato sub-23, ficando decidido o pedido de alargamento do prazo de inscrição, não excedendo o final desta época, para estudo e divulgação da regulamentação da prova.

"Um dos assuntos discutidos foi a questão do campeonato sub-23 e ficou decidido que iriamos pedir uma prorrogação do prazo de inscrição das equipas, pois gostaríamos de saber primeiro os fundamentos dessa participação e conhecer a regulamentação", conclui Carlos Pereira.

Os clubes do G15 vão voltar a reunir-se ainda antes da próxima Assembleia Geral da Liga, que está marcada para o dia 27 de abril.

RZN/BZM // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.