GNR do Porto apreende 1,2 milhões de cigarros e detém suspeito de liderar contrabando

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) do Porto anunciou esta sexta-feira a detenção do presumível líder de uma rede de contrabando de tabaco, no âmbito de uma investigação que já resultou na apreensão de 1,2 milhões de cigarros no Porto e em Aveiro.

Ao tabaco apreendido correspondem 6,5 milhões de euros de fuga aos impostos, designadamente IVA e Imposto sobre o Tabaco.

No âmbito da investigação, levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, foi detido, na quinta-feira, um homem de 44 anos, no distrito do Porto.

“Será o principal responsável pela rede de contrabando”, disse à Lusa o comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto.

Segundo Babo Nogueira, a investigação decorre desde finais de 2016 e vai continuar.

A rede é suspeita de associação criminosa e contrabando qualificado de tabaco.

Na quinta-feira, foram realizadas seis buscas, quatro domiciliárias e duas não domiciliárias, na cidade do Porto e localidades limítrofes, que resultaram na apreensão de cerca de 130 mil cigarros manufaturados, 226 quilos de folhas de tabaco que dariam para manufaturar cerca de 226 mil cigarros e duas viaturas.

“A maior parte do tabaco estava escondida em compartimentos falsos, que se presume terem sido criados especificamente para o efeito, num estabelecimento comercial propriedade do suspeito detido”, refere um comunicado da Unidade de Ação Fiscal.

O detido, já com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de ilícito, vai ser presente no Tribunal Judicial do Porto.

Segundo o mesmo comunicado, no decurso da investigação, já foram apreendidos 1.282.000 cigarros e uma viatura e constituídos arguidos dez indivíduos e duas empresas.

“O valor estimado da fraude e evasão fiscal detetada neste inquérito, em sede de Imposto Sobre o Tabaco e IVA, ascende a 6,5 milhões de euros”, sublinha.

Em colaboração com o Ministério Público e com o Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) do Porto, aquando do início da operação, foi lançado o arresto de bens móveis e imóveis dos arguidos, que visam garantir a apreensão à ordem dos autos do património incongruente apurado pelo GRA, no montante superior a 1 milhão de euros, tendo em vista a sua perda a favor do Estado.

Foram arrestados 141 contas bancárias, cinco veículos e dois imóveis.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.