Fotógrafo Joel Sartore está no Porto a fotografar animais ameaçados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr (Lusa) -- O fotógrafo da National Geographic Joel Sartore vai estar hoje no Porto a fotografar animais de espécies ameaçadas ou em vias de extinção, como a salamandra lusitânica, segundo uma informação da Câmara do Porto.

Joel Sartore é o responsável pelo projeto Photo Ark, tendo inaugurado em outubro a exposição "A Nova Arca de Noé", onde estão representadas 40 espécies ameaçadas de extinção.

Será uma sessão fotográfica aberta ao público no Museu Botânico do Porto, num projeto que é feito em parceria com os investigadores do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, segundo o site da empresa municipal Porto Lazer.

O fotógrafo tinha estado a inaugurar a exposição do projeto Photo Ark no Porto, em outubro, e regressa agora à cidade para "fotografar mais um grupo de animais de espécies ameaçadas ou em vias de extinção" em Portugal.

A exposição "A Nova Arca de Noé" está patente até final deste mês na Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, no Museu Botânico do Porto.

Foi no Verão de 2005, que Joel Sartore entrou no Jardim Zoológico de Lincoln, Nebraska, para fotografar aquele que seria o primeiro animal da sua arca fotográfica: um rato-toupeira-pelado, dando assim início ao projeto Photo Ark.

O objetivo do projeto, segundo o site da National Geographic, é fotografar toas as espécies existentes em cativeiro para criar um "arquivo inédito da biodiversidade global".

Mais de doze anos depois, o fotógrafo já visitou mais de 250 jardins zoológicos e centros de vida selvagem, distribuídos por mais de 40 países e já registou mais de 7.000 retratos. O objetivo é conseguir fotografar as 12.000 espécies existentes em cativeiro em 25 anos de projeto.

ARP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".