João Sousa dá vantagem a Portugal no embate com Suécia da Taça Davis em ténis

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 06 abr (Lusa) -- O tenista João Sousa colocou hoje Portugal em vantagem sobre a Suécia, ao bater Mikael Ymer no primeiro encontro de singulares do embate da segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa/África, a decorrer em Estocolmo.

João Sousa, 70.º jogador mundial, bateu sem grandes dificuldades o 355.º da hierarquia em dois 'sets', por um 'duplo' 6-4, num embate que durou uma hora e 15 minutos, colocando a seleção lusa a vencer por 1-0.

O jogador português esteve muito bem no seu serviço, não tendo de enfrentar qualquer ponto de 'break' ou sequer de chegar às vantagens ao longo dos dois parciais.

No primeiro 'set', João Sousa quebrou o serviço ao sueco no sétimo jogo, à segunda oportunidade, e no segundo parcial, conseguiu-o logo no terceiro, depois de Ymer salvar quatro pontos de 'break', três deles consecutivos.

Após o triunfo de João Sousa, segue-se o encontro entre o português Gastão Elias, 106.º da tabela mundial, e o sueco Elias Ymer, 133.º. Para sábado, está marcado o embate de pares e os dois últimos singulares.

A formação das 'quinas', ainda composta por Pedro Sousa (117.º jogador mundial), João Domingues (198.º) e Gonçalo Oliveira (214.º jogador mundial), como suplente, precisa de vencer os suecos para disputar o 'play-off' de acesso ao Grupo Mundial.

Em setembro, Portugal poderia ter chegado ao Grupo Mundial, mas perdeu por 3-2 com a Alemanha, num embate realizado no Complexo do Jamor, em Oeiras.

PFO // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.