Proteção Civil regista 63 ocorrências entre a meia-noite e as 08h00 devido ao mau tempo

Proteção Civil regista 63 ocorrências entre a meia-noite e as 08h00 devido ao mau tempo
| País
Porto Canal com Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre a meia-noite e as 08h00 deste sábado 63 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria relacionadas com inundações, quedas de árvores, de estruturas e limpeza de vias.

Desde as 00h00 de sexta-feira, a ANPC registou um total de 826 ocorrências, quatro desalojados em Oeiras e dois em Odivelas devido a inundações nas suas casas e dois feridos ligeiros na sequência da queda de uma árvore em cima de um carro em Almada, disse à agência Lusa uma fonte da Proteção Civil.

"Desde a meia-noite de hoje houve mais algumas ocorrências relacionadas com a tempestade Fénix, mas a situação está relativamente calma", adiantou.

A maior parte das ocorrências deveu-se a inundações, quedas de árvores, quedas de estruturas, limpeza de vias, sendo os distritos mais afetados Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Setúbal.

A mesma fonte adiantou que o alerta em toda a costa portuguesa vai subir de laranja para vermelho devido ao "agravamento da agitação marítima", com ondas de sete a oito metros, que podem chegar aos 14 metros de altura máxima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.

Prevê ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000/1200 metros.Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral e a partir da tarde, podendo atingir 100 km/h a partir do final da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, o vento estará forte (40 a 55 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, tornando-se forte a muito forte (50 a 65 km/h), com rajadas até 120 km/h a partir da tarde nas regiões Norte e Centro. Haverá ainda uma pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius em Lisboa, 18 em Faro e 15 no Porto.

Segundo a Marinha, estão 13 barras fechadas e sete condicionadas, devido à forte agitação marítima.

+ notícias: País

Banco alimentar inicia este sábado nova campanha de recolha nos supermercados

Os Bancos Alimentares Contra a Fome promovem este sábado mais uma campanha de recolha de alimentos, que termina no domingo e envolve mais de 2.000 hipermercados e supermercados e 40.000 voluntários.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.