Presidente da multinacional Enercon passa a Cidadão de Honra de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 jan (Lusa) - O presidente e fundador da multinacional do setor eólico Enercon, Aloys Wobben, vai receber o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo, concelho em que o gigante alemão é o maior empregador privado.

A atribuição deste título honorífico foi confirmada hoje por fonte da Câmara local, no âmbito das comemorações do 166.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, a 20 de janeiro.

No entanto, esclareceu a mesma fonte, devido ao seu estado de saúde, Aloys Wobben, que completa este mês 62 anos, só deverá deslocar-se a Viana do Castelo, para receber este título, durante a próxima primavera, conforme contactos estabelecidos entre a família e a autarquia.

"É uma pessoa de uma enorme importância como empreendedor. Foi ele o propiciador do maior cluster eólico do país e agora maior empregador de Viana do Castelo", justificou entretanto José Maria Costa, presidente da Câmara, que propôs a atribuição deste título a um dos mais poderosos empresários da Alemanha.

A distinção de Cidadão de Honra já foi aprovada por unanimidade no executivo municipal, mas na cerimónia de 20 de janeiro serão homenageadas outras personalidades, da medicina às artes, assim como instituições e empresas "relevantes" para o concelho, disse ainda o autarca socialista.

Fundada em 1984 pelo engenheiro alemão Aloys Wobben, a Enercon emprega hoje, em vários pontos do mundo, mais de 13.000 pessoas.

Segundo dados da própria empresa, além da Alemanha, a Enercon tem fábricas próprias na Suécia, Brasil, Turquia, Canadá, Áustria, França e Portugal, tendo instalado mais de 22.000 aerogeradores para produção de eletricidade em todo o mundo (8,2% da quota mundial).

As cinco fábricas que a Enercon implementou em Viana do Castelo desde 2006 produzem atualmente as pás e aerogerador mais moderno do grupo (E-92 de 2,3MW).

Distribuídas por dois parques empresariais do concelho, estas unidades já se dedicam hoje maioritariamente à exportação e empregam 1.400 trabalhadores, sendo por isso aquele grupo o maior empregador privado do distrito de Viana do Castelo.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.