Períodos de discussão pública do Dallas e das Antas, no Porto, publicados em DR

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 jan (Lusa) -- A abertura dos períodos de discussão pública das propostas de alteração dos planos de pormenor das Antas e do centro comercial Dallas, no Porto, foi hoje publicada em Diário da República (DR).

O executivo da Câmara do Porto aprovou no dia 23 de dezembro, por unanimidade, a abertura destes períodos de discussão pública.

O Dallas abriu em 1984, não foi legalizado e fechou em 1999, pretendendo agora a Câmara do Porto requalificar o empreendimento, que inclui habitação, escritórios e um centro comercial.

O plano de pormenor, que deverá estar concluído em abril, abrange uma área total de 9.000 metros quadrados, estando previstos ajustamentos tanto no edificado como no largo Engenheiro António Almeida.

A intervenção aprovada prevê o "redimensionamento" do centro comercial e restantes edifícios, sendo que o plano contempla a "redução da área bruta locável" dos atuais 16.777 metros quadrados para um máximo de 15.000 metros quadrados.

O vereador do Urbanismo, Correia Fernandes, disse à Agência Lusa que "três pisos do centro comercial vão ser transformados em dois, para conquistar pé direito".

Relativamente ao Plano de Pormenor das Antas, uma técnica do serviço municipal de Urbanismo explicou tratar-se de uma alteração que não vai deturpar o plano, prevendo, nomeadamente, "pequenos acertos na volumetria".

"Estas alterações não abrangem a área do estádio", afirmou, então, Rui Moreira, acrescentando que "não há nenhuma alteração substantiva".

Foi também publicado hoje em DR a abertura do período de discussão pública de "alteração simplificada do Plano de Pormenor do Plano Diretor Municipal" do Porto, também aprovada na mesma reunião do executivo.

Esta alteração visa integrar um imóvel na rua de Santa Catarina, números 258-268, "nas regras do plano aplicáveis às parcelas confinantes, alterando a qualificação do solo de Área de Equipamento Existente para Área de Frente Urbana Contínua Consolidada, por se ter verificado a desafetação do imóvel da utilidade pública que estava adstrita e integração do mesmo património disponível do Estado".

JAP (AYM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.