Treinador José Peseiro no Vitória de Guimarães por época e meia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

José Peseiro é o novo treinador do Vitória de Guimarães, nono classificado da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido até ao final da época 2018/19, confirmou hoje fonte oficial dos minhotos à agência Lusa.

O técnico, de 57 anos, assume o comando do emblema vitoriano numa altura em que a equipa soma 29 pontos em 24 jornadas e está a oito do objetivo mínimo traçado para a época - quinta posição, ocupada pelo Rio Ave -, assumindo o lugar que, na última época e meia, foi de Pedro Martins, até à goleada sofrida na receção ao Sporting de Braga (5-0), na 23.ª ronda do campeonato.

José Peseiro já chegou ao complexo desportivo dos vimaranenses, acompanhado do presidente do clube, Júlio Mendes, e do diretor desportivo, Flávio Meireles, e vai orientar o plantel no treino de hoje, antes de ser apresentado às 18:30.

O Vitória é o quinto emblema que o treinador natural de Coruche vai orientar no principal escalão do futebol português, depois de Nacional (2002/03), Sporting (2004/05 e 2005/06), atingindo uma final da Taça UEFA (perdeu 3-1 ante o CSKA Moscovo), Sporting de Braga (2012/13 e 2016/17), ao serviço do qual conquistou uma Taça da Liga, e FC Porto (2015/16).

Com mais de 25 anos de carreira - iniciou-a no União de Santarém, em 1992/93 -, Peseiro foi ainda selecionador da Arábia Saudita (2009 a 2011) e, além de passagens por emblemas desse país, do Egito e dos Emirados Árabes Unidos - o Al Sharjah foi a anterior equipa (2016/17 e 2017/18) -, esteve ainda no Panathinaikos, da Grécia (2007/08), no Rapid Bucareste, da Roménia (2008/09), e no Real Madrid, de Espanha, como adjunto de Carlos Queiroz (2003/04).

O treinador Vítor Campelos, que orientou a última partida da equipa principal, na Madeira, ante o Marítimo (derrota 3-2), vai estar de novo ao 'leme' da equipa B, 10.ª classificada da II Liga, enquanto Alex Costa, que orientou o Vitória B no jogo anterior, com o Académico de Viseu (0-0), regressa aos juniores.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.